05 livros que todo gestor de pessoas deveria ler.

05 livros que todo gestor de pessoas deveria ler.

Sabemos que livros são riquíssimas fontes de conhecimento. Quando se trata de livros destinados a gestores de pessoas, sem dúvida, são ótimas fontes de conhecimento para a aplicação de estratégias de negócio e liderança. Afinal, os livros são responsáveis por conter informações advindas de especialistas que podem melhorar na gestão interna. Além disso, são fruto de anos de estudos, bem como de experiências que demonstram o sucesso das estratégias. Por isso, se você é líder ou gestor de alguma equipe, continue a leitura, porque no artigo de hoje trouxemos um garimpo de 05 livros que todo gestor de pessoas deveria ler. Confira!

05 livros que todo gestor de pessoas deveria ler.

Conheça os 05 livros que todo gestor de pessoas deveria ler.

1- Sete Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes – Stephen Covey 

Considerado um dos livros mais importantes do século XX.  O livro Sete hábitos das Pessoas altamente eficazes, tem a presença constante na lista de best-sellers. Os 7 hábitos estabelecidos pelo autor Stephen Covey são responsáveis por guiar e ajudar inúmeras pessoas neste século. Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes é uma abordagem à soluções dos problemas pessoais e profissionais baseada em princípios. 

Com cerca de mais de 25 milhões de exemplares vendidos e traduzido para 38 idiomas, este livro é um manual revolucionário nos mostra como adquirir confiança por meio dos alicerces do comportamento humano no caráter e da compreensão dos princípios, não se detendo apenas a práticas.

2 – A Estratégia do Oceano Azul – W. Chan Kim

O teórico sul-coreano da área de negócios W. Chan Kim, lançou o livro A estratégia do Oceano Azul em 2015. Apresentando uma nova forma de pensar sobre estratégia, resultando na criação de novos espaços, como é conhecido (o oceano azul) através de uma separação da concorrência que é conhecido como: (o oceano vermelho).  

Foram estudados 150 ganhadores e perdedores em 30 indústrias diferentes e viram que explicações tradicionais não explicavam o método dos ganhadores. O que eles acharam é que empresas que criam novos nichos, fazendo da concorrência um fator irrelevante, encontram um outro caminho para o crescimento. Em resumo, o livro ensina como colocar em prática essa estratégia.

3 – A Arte da Guerra – Sun Tzu

A arte da Guerra escrito por Sun Tzu, se tornou um livro milenar, pois o seu autor general, estrategista e filósofo, viveu entre 544 antes de Cristo e 496 a.C. Até hoje esse é um dos livros de gestão de pessoas mais importantes, pois traz conceitos que se aplicam facilmente até hoje. O livro, começa com a seguinte proposta, confira:

“O que faz de um tratado militar, escrito por volta de 500 a.C., manter-se atual a ponto de ser publicado praticamente no mundo todo até os dias de hoje? Você verá que, em A arte da guerra, as estratégias transmitidas pelo general chinês Sun Tzu carregam um profundo conhecimento da natureza humana. Elas transcendem os limites dos campos de batalha e alcançam o contexto das pequenas ou grandes lutas cotidianas, sejam em ambientes competitivos – como os do mundo corporativo – sejam nos desafios internos, em que temos de encarar nossas próprias dificuldades. Se você não conhece a si mesmo nem o inimigo, sucumbirá a todas as batalhas”. 

4 – Inteligência Emocional – Daniel Goleman

A obra de Daniel Goleman, foi lançada em 1997, e continua fazendo a diferença nos dias atuais. Afinal, a inteligência emocional é uma das soft skills mais requisitada que se busca em colaboradores. 

Este livro transformou a maneira de pensar a inteligência, ajudou alterar práticas de educação e mudou o mundo dos negócios. Goleman nos apresenta um conceito de “duas mentes”, que são a racional e a emocional, juntas elas moldam nosso destino, a consciência das emoções é fator essencial para o desenvolvimento da inteligência emocional. 

O autor mostra como a incapacidade de lidar com as próprias emoções pode minar a experiência e acabar com carreiras promissoras e destruir vidas. Utilizando exemplos marcantes, Goleman descreve as cinco habilidades-chave da inteligência emocional e mostra como elas determinam nosso êxito nos relacionamentos e no trabalho, e até nosso bem-estar físico. 

5 – O Gestor Eficaz – Peter Drucker 

Para encerrar a nossa lista, não podíamos deixar de citar um outro clássico da área de gestão de pessoas. Essa obra foi lançada em 1966 e permanece até hoje como um dos favoritos dos gestores e líderes. Uma de suas obras mais importantes, O gestor eficaz, de 1966 é um dos melhores exemplos de livro escrito por Drucker.

Drucker reúne três características fundamentais: rigor intelectual, praticidade e profundo conhecimento das tendências administrativas que realmente viriam para ficar. Essas qualidades o tornaram um dos escritores mais lidos em todos os tempos na área de negócios, difundindo como nenhum outro a arte de administrar bem. 

Agora que você conheceu as opções de 05 livros que todo gestor de pessoas deveria ler, é a hora de dar inicio as leituras e garantir todo o conhecimento que essa responsabilidade de gestão requer. 

Share on linkedin
Share on google
Share on facebook
Share on twitter

Outros artigos que podem te interessar

Automatização do Cálculo de PLR: Superando Desafios e Maximizando Benefícios.

Neste artigo, iremos descobrir juntos como a automatização do cálculo da Participação nos Lucros e Resultados (PLR) pode te ajudar a superar desafios, maximizar benefícios e simplicar operações. O cálculo da Participação nos Lucros e Resultados (PLR) é uma tarefa complexa que envolve diversos parâmetros, variáveis e considerações. Realizá-lo manualmente impõe uma série de desafios

Programas de Incentivos Variáveis: Cinco Dicas para criar um programa de incentivos variáveis bem-sucedido.

Implementar um programa de incentivos variáveis é uma estratégia poderosa para motivar equipes e impulsionar o desempenho em 2024. Contudo, o sucesso dessa iniciativa requer uma abordagem cuidadosa e estruturada. Neste artigo, exploraremos cinco dicas essenciais para criar e manter um programa bem-sucedido que não apenas motive, mas também contribua para o sucesso geral da

Impulsionando Equipes: Estratégias de Incentivo que Transformam Resultados

Se você busca não apenas atingir metas, mas superá-las com uma equipe motivada e engajada, é hora de ir além dos métodos convencionais. Descubra como as estratégias de incentivo, sejam elas financeiras ou não, podem ser poderosos catalisadores para elevar não apenas a produtividade, mas também o moral e a coesão da equipe. 1. Incentivos

Gostou? Inscreva-se para receber mais conteúdos como esses gratuitamente

    pt_BR