Tendências de RH para 2022 que você não pode perder

Tendências de RH para 2022 que você não pode perder

Entra ano e sai ano e as tendências vão sempre mudando, surgem novas atualizações, tecnologias e até mesmo novas estratégias. Independente do setor ou segmento em que você atua isso nunca vai mudar e isso não é diferente para o setor de recursos humanos, muito pelo contrário, cada vez mais as tendências e novidades dessa área, que é tão importante dentro de uma empresa, tem evoluído e com uma velocidade muito maior. 

Mas, não se engane, pois os desafios continuam os mesmos, para o RH os objetivos sempre serão: atrair, recrutar, reter, desenvolver e acompanhar o desempenho e performance do profissional. Por isso, separamos para você, caro leitor, as principais tendências de RH para 2022 que você não pode perder. Afinal, sabemos que empresas que possuem no seu time profissionais antenados no que há de mais atual no mercado acabam se destacando das demais. 

Vamos ver a seguir as principais tendências de RH para 2022 que você não pode perder. Confira! 

1. Gamificação

A gamificação, sem dúvida, se tornará muito mais forte para o setor de RH em 2022. Em muitas empresas ela já vem se destacando, porém a tendência é que se torne muito mais presente dentro de mais empresas e se aprimore cada vez mais. 

Atualmente, a gamificação tem maior força em campanhas de endomarketing e para treinamento de equipe, ajudando na retenção de informações e engajamento dos times. Porém, sabemos que por estar ganhando cada vez mais espaço, a tendência é que a gamificação seja aplicada em diversas outras frentes como, por exemplo, gestão de metas e resultados, cultura organizacional, feedbacks e dentre outras inúmeras possibilidades. 

2. Aumento no uso da I.A 

Já faz um tempo que falamos sobre o tema inteligência artificial aqui em nosso blog, e cada vez mais a I.A tem ganhado mais espaço dentro do RH e vem se tornando uma das tendências mais fortes para 2022. 

Diversas empresas já entenderam o impacto da inteligência artificial e estão aproveitando para desenvolver cada vez mais a produtividade do time através de softwares que possuem a inteligência artificial focada em gestão de performance e resultados. 

Além disso, a inteligência artificial não está focada somente em ajudar na gestão de performance e resultados, mas também em agilizar e automatizar muitos dos processos burocráticos internos que o RH acaba enfrentando em seu dia-a-dia. 

3. People Analytics

O termo People Analytics também se tornou um assunto muito falado entre gestores do setor de RH das empresas, e com esse crescimento o People Analytics promete para 2022 ser cada vez melhor e mais utilizado. 

Atualmente existem sistemas focados nesta tendência, que buscam coletar, armazenar e integrar dados que ajudem a ter um melhor entendimento dos seus colaboradores. Os sistemas que possuem o People Analytics são utilizados para diversas funções, tais como: avaliar o desempenho do time, entender melhor o perfil de quem está sendo contratado, estabelecer um perfil comportamental, e até mesmo  para planejar ações focadas no capital humano. Embora existam diversas ferramentas disponíveis para que o RH trabalhe o People Analytics, para 2022 a tendência é que elas sejam aperfeiçoadas. 

4. Mobilidade para o RH 

A cada dia que passa a era dos smartphones se torna cada vez mais presente em nossas vidas. Nos últimos anos nós nos tornamos cada vez mais dependentes do celular e temos a necessidade de ter acesso às informações de qualquer hora e lugar, e o maior aliado para que isso aconteça é a mobilidade. 

Os recursos tecnológicos dos nossos celulares estão nos fazendo companhia a todo momento e se tornou cada vez mais presente para o setor de RH, trazendo dinamismo e facilidade. 

Muitas vezes as empresas de software SaaS pensam em mobilidade apenas para os profissionais que passam a maior parte do tempo fora do escritório, mas com a pandemia o cenário mudou um pouco, atividades que antes só podiam ser desempenhadas dentro do escritório e na frente do desktop, hoje podem ser feitas de qualquer lugar, e consequentemente a mobilidade se tornou cada vez mais desejada por essa geração de profissionais que desejam crescer junto com essa era de evolução tecnológica.

Como podemos ver até aqui, separamos 04 das principais tendências de RH para 2022 que você não pode perder. E para concluir, a nossa dica final é: Observe quais são os processos utilizados dentro da sua empresa e no setor de RH que se tornou arcaico e apenas atrapalha a produtividade da equipe. Invista nesses recursos que listamos para aprimorar e desenvolver ainda mais a rotina e resultados da sua equipe. 

Share on linkedin
Share on google
Share on facebook
Share on twitter

Outros artigos que podem te interessar

Metas de venda realistas: Como atingi-las.

Metas de venda realistas: Como atingi-las.

Já sabemos que as metas servem como um direcionamento para a força de vendas, e que quando são bem definidas e realistas ajuda sua empresa a alcançar os melhores resultados.  É exatamente as metas de vendas que vão mostrar onde o seu time de vendas precisa chegar e quais serão as ações necessárias para atingir

Metas de vendas: Como você deve defini-las.

Metas de vendas: Como você deve defini-las.

As metas são as responsáveis ​​pelo nosso planejamento e por determinar o quanto queremos crescer nos próximos meses, anos e ciclos em geral. Porém, você sabe como definir suas metas de vendas? Veja nossas dicas para te ajudar a criar as suas metas de vendas de forma eficiente.  No artigo de hoje, vamos falar sobre

O que é Follow-up e como deve ser feito.

O que é Follow-up e como deve ser feito.

No setor de vendas se fala muito sobre uma prática chamada follow-up, mas muitas pessoas têm a dúvida sobre o que é follow-up e como deve ser feito. Neste artigo, vamos responder estas e outras perguntas que surgem quando falamos sobre follow-up.  Afinal, o que é follow-up? Basicamente follow-up é uma ferramenta utilizada para o acompanhamento

Gostou? Inscreva-se para receber mais conteúdos como esses gratuitamente

    pt_BR