O que é People Analytics e quais são suas vantagens?

O que é People Analytics e quais são suas vantagens?

O que é People Analytics e quais são suas vantagens?

Ter colaboradores felizes em seu trabalho é um dos recursos mais valiosos que uma organização pode ter. Pois, eles são a engrenagem que fazem toda a máquina funcionar. Tendo isso em vista, é muito importante que as empresas consigam entender melhor seus profissionais, buscando identificar as melhores formas de entender seus colaboradores, tornando seu time mais engajado e produtivo. Um fator que muito influencia nesta jornada pela busca do conhecimento e engajamento é o People Analytics, por isso neste artigo vamos explicar o que é People Analytics e suas vantagens para o seu negócio, e como você pode aplicar em sua empresa.

O que é People Analytics?

O People Analytics é um processo que coleta, organiza e analisa diversos dados que estão relacionados ao comportamento dos colaboradores e seu objetivo é identificar e aprimorar a gestão estratégica dessas pessoas.  Pode ser definido como uma metodologia que os líderes de RH aplicam através de uma junção de elementos: tecnologia, experiências individuais, prática estatísticas e dados sobre o negócio e sobre o profissional. 

Com o People Analytics, os profissionais de RH, liderança e gestão de pessoas podem analisar os padrões comportamentais de sua equipe e ajustar problemas como o turnover, desmotivação, entre outros. 

Além disso, o People Analytics nos permite realizar diversas análises relacionadas a produtividade, engajamento e até mesmo perspectivas de crescimento do profissional dentro da organização. Dessa forma, o People Analytics se torna o principal aliado das empresas que desejam ter a certeza de qual tipo de profissional ele está recrutando e retendo, além de ajudar a saber quais são as estratégias que devem ser adotadas para uma gestão de pessoas eficaz e de sucesso. 

Quais são as vantagens do People Analytics? 

Depois de entender o que é o People Analytics e já saber alguns benefícios que essa metodologia oferece, você deve estar se perguntando quais outras vantagens o People Analytics pode ter? Confira quais são: 

Melhor experiência para o colaborador

Cada vez mais tem ficado claro que o sentimento de pertencimento dos funcionários aumenta a produtividade e o engajamento do time. Analisar o quanto esse sentimento de pertencimento é forte, bem como o que contribui para ajudar a melhorar a cultura organizacional da empresa e gerar um ambiente de trabalho mais saudável e tranquilo. 

Retenção de talentos

O People Analytics se tornou uma forma de identificar os motivos causadores por existir a alta taxa de rotatividade dentro da organização. As análises oferecidas pelo People Analytics dizem para as empresas qual é o motivo que fazem eles saírem ou permanecerem na empresa. 

Desenvolvimento individual mais eficaz

Com o  People Analytics, as empresas conseguem identificar com mais facilidade se os profissionais estão aproveitando ao máximo as oportunidades de aprendizado. Possibilitando assim, um melhor desenvolvimento individual de cada funcionário, além de ajudar a perceber se depois das novas habilidades desenvolvidas eles estão fazendo o uso de todo o conhecimento e experiência oferecida a eles durante o processo de desenvolvimento. 

Oportunidade de aplicar novas ações para o time

O People Analytics também ajuda as empresas a analisarem toda a vida profissional de um colaborador. Rastreando as informações que estejam relacionadas ao seu desempenho e comportamento com clientes, fornecedores, colegas de trabalho, liderança e até mesmo a forma como é utilizado o seu tempo de trabalho. Com todas essas informações coletadas o People Analytics oferece os melhores insights sobre os colaboradores ajudando a moldar novas ações para o time, buscando o aumento da motivação, retenção e engajamento. 

Deu pra entender o que é People Analytics? Então, coloque em prática e melhore os resultados do seu negócio. O People Analytics sem dúvida é o ideal para diversas práticas de gestão de pessoas.

Share on linkedin
Share on google
Share on facebook
Share on twitter

Outros artigos que podem te interessar

Metas de venda realistas: Como atingi-las.

Metas de venda realistas: Como atingi-las.

Já sabemos que as metas servem como um direcionamento para a força de vendas, e que quando são bem definidas e realistas ajuda sua empresa a alcançar os melhores resultados.  É exatamente as metas de vendas que vão mostrar onde o seu time de vendas precisa chegar e quais serão as ações necessárias para atingir

Metas de vendas: Como você deve defini-las.

Metas de vendas: Como você deve defini-las.

As metas são as responsáveis ​​pelo nosso planejamento e por determinar o quanto queremos crescer nos próximos meses, anos e ciclos em geral. Porém, você sabe como definir suas metas de vendas? Veja nossas dicas para te ajudar a criar as suas metas de vendas de forma eficiente.  No artigo de hoje, vamos falar sobre

O que é Follow-up e como deve ser feito.

O que é Follow-up e como deve ser feito.

No setor de vendas se fala muito sobre uma prática chamada follow-up, mas muitas pessoas têm a dúvida sobre o que é follow-up e como deve ser feito. Neste artigo, vamos responder estas e outras perguntas que surgem quando falamos sobre follow-up.  Afinal, o que é follow-up? Basicamente follow-up é uma ferramenta utilizada para o acompanhamento

Gostou? Inscreva-se para receber mais conteúdos como esses gratuitamente

    pt_BR