Matriz Ansoff o que é? Como aplicar na minha empresa.

Matriz Ansoff o que é? Como aplicar na minha empresa.

Matriz Ansoff: o que é? Como aplicar na minha empresa.

A matriz Ansoff é uma ferramenta muito usada por gestores, pois ela ajuda na etapa de planejamento estratégico em busca do crescimento da empresa. Com a matriz Ansoff é possível identificar oportunidades e criar passos mais assertivos ao direcionar quais serão as ações da empresa. Matriz Ansoff: o que é? Como aplicar na minha empresa.

Ao longo deste artigo você saberá de fato o que é a Matriz Ansoff e como aplicá-la na sua empresa para alavancar seus resultados. 

Matriz Ansoff: o que é? Como aplicar na minha empresa.

Matriz Ansoff: o que é? 

O conceito da ferramenta Matriz Ansoff está ligado à metodologia que é usada para analisar e planejar estratégias de negócio. A Matriz Ansoff é dividida em quatro ações com o objetivo de impulsionar o crescimento da empresa e evitar os riscos que estão associados a cada uma delas. 

A Matriz Ansoff também é conhecida como tabela de expansão de produto/mercado, as principais características da Matriz Ansoff para avaliar são: 

  • Penetração de mercado;
  • Desenvolvimento de produtos;
  • Desenvolvimento de mercado;
  • Diversificação.

A Matriz Ansoff é separada entre os produtos que já existem e os que serão lançados, além dos fatores econômicos, concorrentes e o público. Desta forma,  as quatro ações são voltadas  para a gestão empresarial. A Matriz de Ansoff é bem semelhante à Matriz de SWOT, pois ambas analisam pontos fortes e de melhoria para a empresa. 

Como aplicar a Matriz de Ansoff, na minha empresa. 

A Matriz Ansoff funciona de maneira simples, mas mesmo assim é importante ter atenção para preencher todos os quadrantes corretamente. A partir disso, existem variáveis que podem resultar em combinações diferentes, após essa análise é feito as tomadas de decisões. Vamos olhar em em detalhes a seguir todas as ações da Matriz Ansoff: 

1. Penetração no mercado

O primeiro quadrante trata-se da penetração no mercado, neste quadrante é importante considerar o uso dos produtos da sua companhia e sobre um mercado já existente. Somente desta forma é possível atingir os objetivos determinados. 

Esta estratégia é voltada para o crescimento da empresa e deve ser aplicada quando considerar os aspectos do seu produto e da sua empresa. A seguir listamos alguns exemplos destes aspectos que podem ser considerados no momento da análise: 

  • Qualidade alta do produto;
  • Reconhecimento de marca;
  • Canais corretos de distribuição.

Se conseguir identificar todos eles, não é necessário realizar alterações nos produtos ou marketing. Além disso, na estratégia de penetração de mercado pode também ser feito ações de vendas para atração de novos clientes.

2. Desenvolvimento de Produto

No quadrante de desenvolvimento de produto é a etapa no qual é elaborado um novo produto para um mercado já consolidado. Porém, é fundamental realizar uma pesquisa de mercado para o desenvolvimento do produto e expansão no setor. 

A etapa de desenvolvimento de produto é utilizada para os momentos de inovação, ou seja, é quando as empresas já compreendem o mercado em que atuam e desejam expandir com novas soluções para atender seu público atual ou até mesmo futuros clientes. 

Desta forma, o foco é mostrar a força da marca com novos produtos e serviços no mercado ou até mesmo em um segmento diferente. Um exemplo prático são empresas que vendem produtos para cabelo e começam a vender produtos para a pele também. 

3. Desenvolvimento de Mercado

Na etapa de desenvolvimento de mercado é possível entrar em um novo mercado com produtos que já são vendidos. Desta forma, a marca consegue expandir seus negócios para novos segmentos ou diferentes lugares. 

Para o desenvolvimento do mercado é preciso conhecer os consumidores dos produtos, entender o perfil e comportamento do consumidor, pois eles podem ter características muito diferentes e específicas.

4. Diversificação

Na etapa de diversificação a necessidade de crescimento da empresa é o principal fator a ser analisado. Por isso, o objetivo neste quadrante é criar novos produtos e ingressar em um novo mercado. Por exemplo, uma editora de livros que desenvolve livros para o público adulto, mas também quer alcançar o público infantil. 

É importante que esta diversificação seja adaptada às necessidades do público deste novo mercado. Nesta estratégia existem dois tipos de diversificação, são elas:

  • Relacionada: É quando tem uma conexão entre o negócio com o novo mercado e/ou novo produto. Como uma empresa de um segmento específico que continua diversificando sua estratégia.
  • Não relacionada: É quando não há uma conexão entre o negócio existente e o novo produto e/ou mercado. Como uma empresa que possui um segmento inicial, mas pretende lançar produtos de outro segmento. 

Esperamos que você tenha entendido sobre a Matriz Ansoff e que coloque em prática todas as ações destes quatro quadrantes. Usando a Matriz de Ansoff corretamente você estará mais preparado para colocar em prática o seu planejamento, pois com essa ferramenta você conseguirá visualizar diversas vertentes para o seu negócio. 

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