Indicadores de produtividade: quais métricas devo acompanhar?

Indicadores de produtividade: quais métricas devo acompanhar?

Qual é a primeira coisa que pensamos quando o assunto é indicadores de produtividade? Muito provavelmente a primeira coisa que você deve ter pensado é como acompanhar e medir a produtividade do meu time? Sem dúvida, o sonho de todo gestor é conseguir acompanhar todo o processo e encontrar pontos de melhorias para alavancar a produtividade da equipe. Por isso o tema: Indicadores de produtividade: quais métricas devo acompanhar? é muito importante para a saúde da sua empresa.

Para entender como alcançar esse nível de alta performance é preciso saber como você vai medir e entender o desempenho da sua equipe, por isso os indicadores de produtividade estão aí para facilitar essa conta.

Para te ajudar nesse processo de metrificação da produtividade da sua empresa utilizando os indicadores de produtividade, escrevemos este artigo, reunindo as melhores práticas e dicas para a sua empresa utilizar os indicadores de produtividade.

Entendendo o que é Indicador de Produtividade!

Antes de mais nada precisamos entender o que é um indicador de produtividade. Em resumo, os indicadores são métricas utilizadas para medir e entender determinado fator, podemos dizer que os indicadores de produtividade são métricas usadas para medir o desempenho de execução de uma equipe.

Vale ressaltar que produtividade não é somente quantidade, pois alguém pode entender que está sendo produtivo por que está produzindo mais itens em menos tempo. Mas não é somente isso, pois existe um fator importante além da quantidade que é a qualidade. 

Concluindo, a definição que podemos dar para os indicadores de produtividade, eles precisam atender tantos os aspectos quantitativos como os aspectos qualitativos. Afinal, produtividade também se trata de bons resultados e não somente de muitos resultados. 

Quais são os tipos de indicadores de produtividade?

Quais são os tipos de indicadores de produtividade é uma pergunta muito importante, pois não é suficiente assumir que os indicadores de produtividade são divididos entre quantitativos e qualitativos. Na verdade produtividade é um conceito subjetivo, pois pode se moldar de acordo com a empresa, área de atuação, equipe ou até mesmo com o perfil do profissional.

Em resumo, é como se houvesse alguns indicadores que se assemelham diretamente aos indicadores de produtividade, e eles acabam complementando o sucesso dos resultados. A seguir vamos conferir alguns: 

Indicadores de qualidade

Sem dúvida os indicadores de qualidade são os indicadores mais próximos do indicador de produtividade, são eles que medem o quão bom é o produto ou serviço prestado. 

Indicadores estratégicos

Os indicadores estratégicos são os indicadores que buscam entender se a empresa de fato atinge os objetivos e metas colocados. A definição desses indicadores diz a respeito sobre onde se quer chegar, como se quer chegar e em quanto tempo se quer chegar nos objetivos estabelecidos. 

Indicadores de capacidade

Os indicadores de capacidade servem para entender o quanto determinado processo ou demanda pode entregar em determinado período, considerando que sejam atingidos todos os indicadores citados acima. 

Como estão seus indicadores? 

Sua empresa tem seus indicadores bem definidos e estruturados? Seus colaboradores estão conscientes de todas as métricas que a sua empresa acompanha em busca de alcançar seus objetivos? 

Com a AchieveMore você tem esses e outros benefícios, sua empresa terá todos os indicadores bem definidos e sua equipe estará sempre alinhada com suas metas e objetivos. 

Agora que você já sabe um pouco mais sobre os indicadores de produtividade: quais métricas deve acompanhar, é só pedir uma demo da AchieveMore! 

Peça aqui sua demonstração da AchieveMore.

Share on linkedin
Share on google
Share on facebook
Share on twitter

Outros artigos que podem te interessar

5 Tipos de avaliação de desempenho para colocar em prática com a sua equipe.

5 Tipos de avaliação de desempenho para colocar em prática com a sua equipe.

Com o objetivo de promover uma melhora nos processos de gestão de pessoas dentro das empresas, é importante que os líderes e gestores estejam sempre atentos a performance e desempenho dos colaboradores. Caso você ainda não saiba como colocar isso em prática, no artigo de hoje vamos te apresentar 5 tipos de avaliação de desempenho

05 dicas para manter a equipe motivada através do feedback.

05 dicas para manter a equipe motivada através do feedback.

Podemos afirmar que dar e receber feedback se tornou uma arte dentro do mundo coorporativo. Pois, saber lidar com pessoas de perfis e histórias diferentes, requer empatia e bastante jogo de cintura. Por isso, dentro de uma empresa, o feedback é uma ferramenta importante para manter equipes motivadas e engajadas para que continuem entregando resultados.

05 tendências para o setor de RH da sua empresa.

05 tendências para o setor de RH da sua empresa.

A área de recursos humanos tem um papel de grande importância para as empresas e profissionais, principalmente no que diz respeito ao desenvolvimento do seu capital intelectual, mas existem tendências que estão surgindo no mercado para melhorar o setor e agregar ainda mais valor a sua empresa. Grande parte das organizações já entenderam que são

Gostou? Inscreva-se para receber mais conteúdos como esses gratuitamente

    pt_BR