Gestão por Indicadores: Como potencializar a tomada de decisão.

Gestão por Indicadores: Como potencializar a tomada de decisão.

Gestão por Indicadores: Como potencializar a tomada de decisão.

Sabemos que a gestão por indicadores é uma das principais formas de guiar um negócio e também de destacá-lo da concorrência.  Através das métricas a gestão por indicadores ajuda na identificação de problemas e de oportunidades, permitindo que todo o processo seja otimizado e que as decisões tomadas sejam as melhores possíveis. 

Levando em consideração  todos esses fatores, vamos falar neste artigo sobre como a gestão por indicadores pode potencializar a tomada de decisão e o que isso pode influenciar na sua empresa.

Gestão por indicadores, o que é?

Gestão  por Indicadores, pode ser definido como uma metodologia  de administração dos negócios onde as decisões são guiadas a partir dos resultados apresentados pelos indicadores de desempenho, também são conhecidos como KPIs. 

Se você quer saber mais sobre a definição do que é KPI, leia este artigo: Entenda o que é KPI e sua importância para realizar análises.

A importância de realizar a gestão por indicadores!

O principal objetivo de realizar a gestão por indicadores, sem dúvida, é possibilitar uma visão mais ampla sobre o negócio, sempre em busca de conduzir da melhor maneira e com mais eficiência as situações que uma empresa pode enfrentar, sejam elas positivas ou negativas. 

Por exemplo, caso os indicadores de performance apresentem algum tipo de informação indesejada será muito mais fácil tomar decisões de forma mais assertiva e rápida, baseado nos resultados que os indicadores apresentaram. 

Bom, já sabemos que implementar a gestão por indicadores em uma empresa pode trazer uma série de benefícios, como já citamos anteriormente, porém existem outros inúmeros benefícios, vamos conferir quais são?  

Primeiramente, devemos citar que o uso de indicadores garante uma maior transparência aos processos da sua empresa. Além disso, uma gestão baseada em indicadores e resultados possibilita um melhor entendimento do que já tem dado certo nas estratégias da empresa e ajuda também a identificar possíveis pontos de melhoria. 

Um fato é que a gestão por indicadores é importante para as empresas que buscam uma visão completa sobre o processo e estrutura da empresa. Com o uso correto de KPIs, é possível realizar análises profundas e detalhadas de todo o resultado ao longo da história da empresa.

O benefício mais assertivo é que com a gestão por indicadores todas as informações são concretas e não se tem dúvidas de que a melhor decisão foi tomada. 

Com a gestão de indicadores, você conseguirá ter dados reais para guiar a sua empresa e equipe na direção certa. 

Como potencializar  a tomada de decisão com a gestão por indicadores?

Agora que já sabemos o que é gestão  por indicadores e qual é de fato a sua importância, chegou a hora de entender como tudo isso na prática pode ajudar a sua empresa a caminhar rumo ao sucesso. 

Confira a seguir alguns passos que preparamos para te ajudar nesta jornada em direção a gestão eficaz e assertiva. 

Defina quais são os indicadores que devem ser monitorados

Defina os indicadores de desempenho que você considera ser de maior relevância para o seu negócio. É importante lembrar que não é possível e não dá para monitorar tudo, por isso, foque naquilo que realmente importa e que de fato fará diferença no resultado da empresa.

Para uma boa definição de indicadores é fundamental que seja feita uma avaliação  de todo o histórico da empresa e que seja muito bem definido onde a sua empresa quer chegar a curto, médio e longo prazo. 

Alinhe os KPIs e os objetivos estratégicos

É preciso que os indicadores de desempenho definidos estejam devidamente alinhados com os objetivos estratégicos da empresa, caso contrário, você pode acabar perdendo tempo analisando e medindo resultados que não possuem relevância alguma para os objetivos. 

Defina metas para cada um dos indicadores

Cada indicador também precisa ter a sua meta, desta maneira, será mais fácil a compreensão daquele indicador e o que é preciso ser feito para atingir um excelente resultado. É importante reforçar que assim como qualquer meta, as metas por indicadores precisam ser bem definidas e claras e principalmente que precisam fazer sentido para o indicador que irá representar. Vamos ver um exemplo a seguir:

Se o seu indicador mede como está a saúde do setor de vendas da empresa, será necessário colocar metas relacionadas a este indicador, como por exemplo:

  • Aumentar a taxa de conversão em 15% no próximo semestre;
  • Aumentar gradualmente o faturamento mensal em relação aos meses do ano anterior;
  • Reduzir a taxa de churn para 2% nos próximos 12 meses.

E assim por diante, isso vai ajudar na hora de criar um plano de ação para definir o que será feito para atingir cada meta do indicador. Para que se tenha certeza se de fato uma meta é efetiva, é importante que essas metas cumpram alguns requisitos, vejam alguns requisitos que devem ser levados em consideração: 

  • Deve ser de fácil mensuração;
  • Deve ter um prazo para ser atingida;
  • Deve trazer um impacto relevante para o negócio;
  • Deve ser clara e de fácil entendimento para todos.
Comunique tudo o que foi definido e toda a evolução para o time. 

Já falamos aqui diversas vezes sobre a importância da comunicação dentro de uma organização, principalmente quando se trata de metas e resultados, pois sem dúvida para obter um resultado efetivo em tudo o que foi planejado todos precisam estar na mesma página. 

Por isso, faça reuniões para comunicar tudo o que está sendo definido, ajustado e realizado. é muito importante que essas informações fiquem de fácil acesso para todos e que sejam transmitidas de uma maneira clara para todos. 

Acompanhe os resultados que os KPIs apresentam.

É essencial que sejam monitorados os resultados de cada indicador de desempenho. Isso pode ser feito por meio de softwares de gestão de performance e resultados. O mais importante é que o acompanhamento aconteça de forma eficiente, claro e que esteja presente na rotina de trabalho de todos. 

Concluindo, agora você sabe um pouco mais sobre como a gestão por indicadores pode potencializar a tomada de decisão e sabe também que ela necessita de muitos detalhes e pontos de atenção para que seja eficiente, e que quando bem estruturada e aplicada traz apenas pontos positivos para a sua empresa. Coloque em prática esse método de gestão por indicadores e obtenha os melhores resultados!

Se você quer começar a acompanhar o desempenho de sua equipe agora mesmo, então, solicite uma demo!

Share on linkedin
Share on google
Share on facebook
Share on twitter

Outros artigos que podem te interessar

Metas de venda realistas: Como atingi-las.

Metas de venda realistas: Como atingi-las.

Já sabemos que as metas servem como um direcionamento para a força de vendas, e que quando são bem definidas e realistas ajuda sua empresa a alcançar os melhores resultados.  É exatamente as metas de vendas que vão mostrar onde o seu time de vendas precisa chegar e quais serão as ações necessárias para atingir

Metas de vendas: Como você deve defini-las.

Metas de vendas: Como você deve defini-las.

As metas são as responsáveis ​​pelo nosso planejamento e por determinar o quanto queremos crescer nos próximos meses, anos e ciclos em geral. Porém, você sabe como definir suas metas de vendas? Veja nossas dicas para te ajudar a criar as suas metas de vendas de forma eficiente.  No artigo de hoje, vamos falar sobre

O que é Follow-up e como deve ser feito.

O que é Follow-up e como deve ser feito.

No setor de vendas se fala muito sobre uma prática chamada follow-up, mas muitas pessoas têm a dúvida sobre o que é follow-up e como deve ser feito. Neste artigo, vamos responder estas e outras perguntas que surgem quando falamos sobre follow-up.  Afinal, o que é follow-up? Basicamente follow-up é uma ferramenta utilizada para o acompanhamento

Gostou? Inscreva-se para receber mais conteúdos como esses gratuitamente

    pt_BR