Entenda a importância da carreira em Y para os colaboradores da sua empresa.

Entenda a importância da carreira em Y para os colaboradores da sua empresa.

Entenda a importância da carreira em Y para os colaboradores da sua empresa.

A carreira em Y é um resultado da inovação na gestão de pessoas, essa forma de conduzir a carreira tem ajudado profissionais a entenderem melhor suas competências e seus objetivos dentro de uma empresa. A carreira em Y se diferencia pois considera ao mesmo tempo dois fatores importantes em que o colaborador busca evoluir em sua profissão e conquistar melhores salários e posições. Pensando na importância desta nova forma de conduzir a carreira, continue a leitura para que você entenda a importância da carreira em Y para os colaboradores da sua empresa. 

A carreira em Y nos permite ter uma nova visão sobre as relações de trabalho, e o desenvolvimento de carreiras os colaboradores podem conquistar seus verdadeiros objetivos. Conhecer esse novo entendimento sobre as carreiras profissionais é essencial para o RH das empresas, pois ele deve considerá-lo como uma oportunidade de se aproveitar ainda mais os talentos dos colaboradores. 

Entenda o que é carreira em Y?

O tipo de carreira em Y segue o formato do desenho da letra Y no sentido ascendente, pois esse desenho representa um caminho que, ao evoluir, oferece duas oportunidades ao profissional que são: 

  • Especializar-se no sentido técnico e continuar exercendo atividades de produção ou se tornar um líder. Essa carreira considera que nem todos os colaboradores que estão se destacando em suas atividades querem necessariamente se tornar gestores de suas equipes.
  • Já outros profissionais, gostam de trabalhar com o dia a dia da produção ou das atividades de desenvolvimento. Nesses casos, ele geralmente demonstra aptidão de inovação, criatividade e trabalho em equipe.

Muitos profissionais, às vezes, não tem o desejo e aptidão para trabalhar como gestores e líderes, mas isso não deve impedir o colaborador de ser reconhecido no seu trabalho. Por isso, a melhor forma de reconhecê-lo e dar a ele uma promoção que faça sentido com sua performance é por meio da carreira no formato Y.

O objetivo principal da carreira em Y é independente do caminho que o profissional irá percorrer que seu esforço e dedicação sejam reconhecidos, e que ele tenha um crescimento ao longo da jornada de trabalho. 

Entenda as vantagens da carreira em Y para os colaboradores

01. Mais possibilidades em oportunidades profissionais.

Uma das principais e essenciais vantagens da carreira em Y é o aumento da possibilidade em ter oportunidades profissionais. Quem não possui desejos de liderança ou perfil para isso, não deixa de ser reconhecido e não fica encalhado na mesma posição profissional.

02. Mais chance de novas competências.

O profissional pode optar pela carreira de liderança ou de especialista. Ao escolher o caminho de especialista, o profissional pode desenvolver novas habilidades que aprofundem as que ele já possui. A empresa pode oferecer ao profissional a oportunidade de especialização. Resultando em inovação e em perfeição técnica, algo que é essencial para o desenvolvimento e crescimento das empresas.

03. Mais formas de aproveitar suas qualidades.

Ao investir na carreira em Y a empresa aproveita as destrezas dos profissionais que têm interesses e capacidades técnicas desenvolvidas. Isso se reflete na melhoria técnica da própria atividade e o colaborador tende a buscar se aprofundar cada vez mais. Com isso, ele pode crescer dentro de suas habilidades técnicas, ser reconhecido por isso e ganhar cada vez mais vantagens salariais e de cargo, sem que necessariamente tenha que assumir um cargo de liderança.

Entenda as vantagens da carreira em Y para as empresas

01. Melhoria na atração e retenção de talentos

Quando um profissional não tem aptidões para a liderança e é colocado a força nesse papel como resultado do seu destaque profissional tende a ficar desmotivado. Ele passa a ver as atividades como um desperdício de suas habilidades técnicas. 

Já o profissional que cresce na carreira podendo assumir cargos de maior grau hierárquico, que não sejam de gestão e sim técnicos, conforme suas aptidões, tendem a se manter motivados e sempre em desenvolvimento. O que acaba ajudando a diminuir a rotatividade na empresa e opera a necessária retenção de talentos.

02. Aumento da produtividade das equipes

Outra vantagem da carreira em Y para as empresas é que os profissionais passam a ocupar os cargos que realmente são compatíveis com seus interesses, e isso leva ao aumento da produtividade das equipes. Os colaboradores se desenvolvem nas atividades que usam de suas aptidões e conseguem alcançar o melhor resultado possível, o que não seria possível caso um técnico estivesse como líder e um líder como técnico.

03. Melhoria técnica das atividades

Por fim, uma outra vantagem para as empresas que endossam a carreira no tipo Y é que ela permite que haja a melhoria técnica das atividades. Os colaboradores que crescem em suas carreiras e podem ocupar atividades técnicas vão desenvolver cada vez mais suas destrezas e conhecimentos. Nesse cenário, eles podem assumir novos projetos e dar continuidade às ideias de inovação.

Concluindo, com tudo isso é muito importante que a sua empresa considere adotar a carreira em Y, uma maneira inovadora de gerir os colaboradores e os caminhos profissionais.

Share on linkedin
Share on google
Share on facebook
Share on twitter

Outros artigos que podem te interessar

5 Tipos de avaliação de desempenho para colocar em prática com a sua equipe.

5 Tipos de avaliação de desempenho para colocar em prática com a sua equipe.

Com o objetivo de promover uma melhora nos processos de gestão de pessoas dentro das empresas, é importante que os líderes e gestores estejam sempre atentos a performance e desempenho dos colaboradores. Caso você ainda não saiba como colocar isso em prática, no artigo de hoje vamos te apresentar 5 tipos de avaliação de desempenho

05 dicas para manter a equipe motivada através do feedback.

05 dicas para manter a equipe motivada através do feedback.

Podemos afirmar que dar e receber feedback se tornou uma arte dentro do mundo coorporativo. Pois, saber lidar com pessoas de perfis e histórias diferentes, requer empatia e bastante jogo de cintura. Por isso, dentro de uma empresa, o feedback é uma ferramenta importante para manter equipes motivadas e engajadas para que continuem entregando resultados.

05 tendências para o setor de RH da sua empresa.

05 tendências para o setor de RH da sua empresa.

A área de recursos humanos tem um papel de grande importância para as empresas e profissionais, principalmente no que diz respeito ao desenvolvimento do seu capital intelectual, mas existem tendências que estão surgindo no mercado para melhorar o setor e agregar ainda mais valor a sua empresa. Grande parte das organizações já entenderam que são

Gostou? Inscreva-se para receber mais conteúdos como esses gratuitamente

    pt_BR