05 tendências para o setor de RH da sua empresa.

05 tendências para o setor de RH da sua empresa.

05 tendências para o setor de RH da sua empresa.

A área de recursos humanos tem um papel de grande importância para as empresas e profissionais, principalmente no que diz respeito ao desenvolvimento do seu capital intelectual, mas existem tendências que estão surgindo no mercado para melhorar o setor e agregar ainda mais valor a sua empresa.

Grande parte das organizações já entenderam que são praticamente obrigadas a seguirem um ritmo constante de transformação para garantirem um ambiente dentro das empresa no qual os funcionários possam se sentir satisfeitos com seu trabalho e, assim, gerarem bons resultados.

Por isso, é tão importante que as empresas estejam atentas e sempre acompanhando as principais tendências do mercado. Elas são responsáveis por revelarem os assuntos que estão em alta no mercado de trabalho e o que os profissionais tem de expectativa dos seus gestores e líderes. 

Considerando a importância dessas tendências dentro das empresas e principalmente no setor de RH, neste artigo separamos 05 tendências para o setor de RH da sua empresa. Acompanhe a seguir!

Quais são as 05 tendências do setor de RH que não podem faltar na sua empresa?

De modo geral, a tendência é que o local de trabalho ideal seja um ambiente dinâmico e diversificado. Ou seja, as empresas devem ser capazes de fornecer flexibilidade aos seus funcionários, equilíbrio saudável entre vida profissional e vida familiar e se adaptar aos avanços tecnológicos para envolver melhor seu principal ativo que são as pessoas.

1. Inovação Tecnológica 

Sabemos que a tecnologia transformou e continua transformando nossas vidas. E, isso também se estende às relações de trabalho; a gestão de RH nas empresas foram impactadas de forma que se adapte ao novo cotidiano de práticas inovadoras.

Existem inúmeras ferramentas tecnológicas que se tornaram indispensáveis para as empresas, como por exemplo, os sistemas de gestão de performance e resultados, que são os responsáveis por acompanhar a performance da  equipe se tornando um grande aliado na hora das tomadas de decisões e de reconhecer a performance do time.

Desta forma, as tecnologias acabam ajudando no desenvolvimento da relação de confiança entre as partes, dando mais informações de forma que o desenvolvimento de novas políticas de gestão de pessoas serão baseadas em dados concretos.

2.Trabalho de forma inteligente 

É fato, que as necessidades dos colaboradores estão em constante mudança. Desta forma, os próprios profissionais já entenderam que formar equipes transversais, ou seja, equipes que se complementam, pois são montados com profissionais que possuem competências diferentes tem melhorado de maneira significativa as suas performances.

Empresas com foco em crescimento continuarão investindo em trabalho inteligente como o teletrabalho e outros modelos focados em alcançar bons resultados, aceitando jornadas cada vez mais flexíveis. 

O objetivo da inovação tecnológica dentro das empresa é alinhar os interesses do negócio mantendo a preocupação com o seu time.

3. Feedbacks Períodicos e Contantes

Uma cultura de feedback saudáveis dentro de uma empresa é muito importante, pois permite que ambas as partes se avaliem, isso será um grande diferencial para o crescimento da sua empresa.

Por isso, busque realizar com certa frequência feedbacks com o seu time. Isso pode ser realizado por estipulação de metas ou, ainda, pela comparação entre dados passados e atuais. 

Em caso de feedbacks que sejam abaixo do esperado, converse com o colaborador a fim de entender o que pode estar atrapalhando seu desempenho e de forma conjunta pense na solução mais viável para ambos. Já no caso de feedback positivo, por outro lado, procure formas de compensar o empregado e demonstrar a satisfação da empresa diante desse resultado.

4. Bom Clima Organizacional

Busque sempre promover na sua empresa um bom clima organizacional, ou seja, um clima respeitoso, tranquilo e em que as pessoas saibam se comunicar e trabalhar em equipe. 

Uma boa dica é tentar proporcionar um ambiente agradável e seguro, para que o time se sinta a vontade para criar conversas casuais e informais, o ideal é reunir o time de vez em quando para confraternizar e estreitar os relacionamentos. 

5. Eliminar a burocracia diária

Muitas vezes confundem o setor de RH da empresa como uma área de muita burocracia, por se tratar de um setor que cuida de diversas necessidades dos profissionais, mas também deve ser conhecida por outras frentes de atuação, como o engajamento e motivação de equipes.

Ao implementar novas ferramentas e soluções, principalmente tecnológicas, é possível deixar o RH mais dinâmico, auxiliando outras áreas da empresa, além de mudar sua burocracia para um estilo muito mais estratégico. 

Mas, para que isso seja possível, é necessário iniciar mudanças imediatas na estrutura da empresa, considerar novas ferramentas que ajudarão nesse processo, novos controles e novas metodologias.

Share on linkedin
Share on google
Share on facebook
Share on twitter

Outros artigos que podem te interessar

5 Tipos de avaliação de desempenho para colocar em prática com a sua equipe.

5 Tipos de avaliação de desempenho para colocar em prática com a sua equipe.

Com o objetivo de promover uma melhora nos processos de gestão de pessoas dentro das empresas, é importante que os líderes e gestores estejam sempre atentos a performance e desempenho dos colaboradores. Caso você ainda não saiba como colocar isso em prática, no artigo de hoje vamos te apresentar 5 tipos de avaliação de desempenho

05 dicas para manter a equipe motivada através do feedback.

05 dicas para manter a equipe motivada através do feedback.

Podemos afirmar que dar e receber feedback se tornou uma arte dentro do mundo coorporativo. Pois, saber lidar com pessoas de perfis e histórias diferentes, requer empatia e bastante jogo de cintura. Por isso, dentro de uma empresa, o feedback é uma ferramenta importante para manter equipes motivadas e engajadas para que continuem entregando resultados.

Como a Gamificação pode aumentar a interação entre os colaboradores?

Como a Gamificação pode aumentar a interação entre os colaboradores?

Já falamos por aqui sobre a importância da gamificação dentro das empresas nos dias de hoje, essa prática pode ser aplicada em diferentes atividades e setores da empresa, como em protótipos e projetos, resolução de problemas, treinamentos e capacitação de clientes quanto ao uso de produtos e serviços, por exemplo. Mas, você sabe de fato

Gostou? Inscreva-se para receber mais conteúdos como esses gratuitamente

    pt_BR