Reconhecimento e recompensa entenda a diferença.

Reconhecimento e recompensa entenda a diferença.

Reconhecimento e recompensa entenda a diferença.

Reconhecimento e recompensa são conhecidos como programas que fazem parte da essência de um bom RH estratégico. Com essa estratégia, sem dúvidas, a equipe se torna muito mais produtiva e motivada para alcançar os melhores resultados. 

Uma empresa que tem como objetivo o crescimento e melhorar a lucratividade, precisa sempre estar preocupada com os seus colaboradores e principalmente em como eles são tratados. Para isso, existem dois fatores que sempre devem ser colocados em prática frequentemente, são eles: o reconhecimento e o resultado. 

Mas, devemos ter em mente que o reconhecimento e recompensa não são a mesma coisa, pois cada uma destas ações possui um objetivo diferente, porém são complementares. Neste artigo, vamos entender a diferença entre essas duas ações para que você possa aplicar na sua empresa. 

Entenda a diferença entre reconhecimento e recompensa.

Em resumo, reconhecimento e recompensa são políticas internas das organizações, que geralmente são coordenadas pelos setores de gestão de pessoas. Ambos tem o objetivo de propor benefícios emocionais e financeiros sempre em busca de engajar e valorizar os profissionais, seja de forma individual ou coletiva. 

Reconhecimento

O reconhecimento, como o próprio nome já sugere, é uma forma de dar valor a algum tipo de resultado, ação ou atividade que foi feita com excelência. Este tipo de atitude ajuda os colaboradores a entenderem se estão no caminho certo e que seus esforços estão sendo notados. Além disso, ajuda no aperfeiçoamento das competências.

O reconhecimento pode ser feito de várias formas, seja pessoalmente, por e-mail ou qualquer outro meio de comunicação, até mesmo por um software de gestão de resultados, onde você pode acompanhar os resultados e registrar seus feedbacks.

Através do reconhecimento é que acontece a melhoria na produtividade. Afinal, para reter bons talentos não basta apenas um bom salário e um pacote de benefícios, o reconhecimento é uma peça chave para a retenção de talentos. 

Recompensa

Já a recompensa geralmente é mais focada nas compensações financeiras de acordo com os esforços dos resultados atingidos, alguns exemplos dessas compensações, são: benefícios, premiações, recompensa em dinheiro ou presentes. Mas, ela pode ser também não-financeira, como: oportunidade de crescimento, liberdade, autonomia, etc.

Em outras palavras, a recompensa é aplicada quando um profissional atende as expectativas e necessidades da empresa. Isto é, quanto mais metas atingidas, maior pode ser a recompensa do colaborador. Algumas das formas de recompensa mais comuns no mercado são:

  • Comissão de vendas;
  • Incentivos de curto (ICP) e longo prazo (ILP);
  • Participação nos lucros e resultados (PLR);
  • Remuneração por desempenho.

Para entender um pouco mais sobre, confira este artigo: 5 dicas de como implementar a remuneração variável de forma fácil

Os programas de reconhecimento e recompensa são importantes dentro das empresas. Afinal, incentivar de forma positiva o desempenho de um profissional irá colaborar para a satisfação dos profissionais e fortalecer a cultura organizacional da empresa.

Em resumo, empresas que aplicam algum programa de incentivo como política da organização acabam impulsionando o desenvolvimento, tanto das habilidades quanto das competências. Além disso, alavanca a carreira de muitos profissionais.

Share on linkedin
Share on google
Share on facebook
Share on twitter

Outros artigos que podem te interessar

Automatização do Cálculo de PLR: Superando Desafios e Maximizando Benefícios.

Neste artigo, iremos descobrir juntos como a automatização do cálculo da Participação nos Lucros e Resultados (PLR) pode te ajudar a superar desafios, maximizar benefícios e simplicar operações. O cálculo da Participação nos Lucros e Resultados (PLR) é uma tarefa complexa que envolve diversos parâmetros, variáveis e considerações. Realizá-lo manualmente impõe uma série de desafios

Programas de Incentivos Variáveis: Cinco Dicas para criar um programa de incentivos variáveis bem-sucedido.

Implementar um programa de incentivos variáveis é uma estratégia poderosa para motivar equipes e impulsionar o desempenho em 2024. Contudo, o sucesso dessa iniciativa requer uma abordagem cuidadosa e estruturada. Neste artigo, exploraremos cinco dicas essenciais para criar e manter um programa bem-sucedido que não apenas motive, mas também contribua para o sucesso geral da

Impulsionando Equipes: Estratégias de Incentivo que Transformam Resultados

Se você busca não apenas atingir metas, mas superá-las com uma equipe motivada e engajada, é hora de ir além dos métodos convencionais. Descubra como as estratégias de incentivo, sejam elas financeiras ou não, podem ser poderosos catalisadores para elevar não apenas a produtividade, mas também o moral e a coesão da equipe. 1. Incentivos

Gostou? Inscreva-se para receber mais conteúdos como esses gratuitamente

    pt_BR