Quais são as principais causas da baixa produtividade no trabalho.

Quais são as principais causas da baixa produtividade no trabalho.

Podem existir diversos motivos que podem ser os causadores da baixa produtividade no trabalho, esses motivos podem ter influência pessoal e profissional. No quesito profissional, existem inúmeros motivos que podem ser os causadores da falta de produtividade. Pensando em como te ajudar a entender quais são as principais causas da baixa produtividade no trabalho, preparamos este artigo para falar de um assunto tão importante e pouco falado no meio corporativo.

Quais são as principais causas da baixa produtividade no trabalho.

Entenda quais são as causas da baixa produtividade no trabalho?

A lista que nos mostra quais são as principais causas da baixa produtividade no trabalho não é tão extensa, e muitas vezes, está relacionada ao sentimento e expectativas dos profissionais com suas carreiras e empresas. 

Existem fatores que podem ser importantes para alguns profissionais e alguns outros são irrelevantes. O que pode ser uma fonte de motivação para um funcionário pode ser irrelevante para seu colega de escritório.

Uma das principais causas da baixa produtividade dos profissionais e que acaba levando a desmotivação é a falta de valorização, reconhecimento e recompensa pelos resultados.

Falta de valorização

A falta de valorização das habilidades e do esforço de um profissional geralmente é sinônimo da falta de reconhecimento, e esta situação leva à desmotivação. Muitos gestores não sabem parabenizar os funcionários pelo trabalho realizado, por uma atitude exemplar ou até mesmo nem dar feedback com foco em incentivar o profissional a melhorar sua performance. 

Um dos fatores motivadores dos colaboradores é a perspectiva de desenvolvimento profissional. Os funcionários que se encontram em situações no qual não tem perspectiva de desenvolvimento tornam-se desmotivados pela profissão e pelas tarefas que têm de cumprir, o que sem dúvida, é um dos causadores da sua queda na produtividade.

Hoje em dia, um fator significativo para o crescimento dos colaboradores é o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional. Quando o trabalho atrapalha a realização pessoal e qualidade de vida dos funcionários, significa que eles não estão bem em seus empregos.

Ambiente de trabalho ruim

Levando em consideração a primeira causa desmotivadora que leva a baixa produtividade no trabalho. Sem dúvida, outro fator que causa a baixa produtividade no trabalho é o ambiente de trabalho ruim. O ambiente de trabalho é um elemento importante na influência do desempenho dos funcionários, pois ninguém gosta de trabalhar em um clima de pressão, competitividade e estresse.

Um ambiente ruim pode ser fonte de muitos problemas que podem custar caro a empresa, em situações como: (absenteísmo, criatividade reduzida, imagem de marca danificada, desempenho reduzido, alta taxa de turnover).

É fundamental estabilizar um clima de convivência e bem-estar em sua organização. Ao promover um bom ambiente de trabalho, os seus colaboradores ficarão mais envolvidos e terão a sensação de realmente pertencerem à empresa.

Falta de gestão e liderança ruim. 

Uma gestão eficiente é um fator essencial para motivar sua equipe. Se uma liderança forte estiver faltando ou afetando negativamente as perspectivas da equipe, alguns funcionários podem começar a se sentir desmotivados. 

Os gestores devem ter uma abordagem flexível para o gerenciamento de equipe e serem capazes de se comunicar com clareza e transparência, enquanto constroem confiança e determinação. Portanto, é necessário saber identificar a origem da desmotivação para tratá-la o mais rápido possível e evitar que se torne algo muito relevante.

As consequências do baixo desempenho no trabalho para a empresa.

As consequências que vem através da baixa produtividade no trabalho por um colaborador deve ser consideradas, independente das causas. As consequências a seguir não correspondem a uma ligeira e temporária desmotivação, e é óbvio que não se deve permitir que a situação continue para não chegar em situações como essas: 

  • Equipe desmotivada devido à falta de funcionários;
  • Um ambiente ruim por negativismo;
  • Má qualidade do trabalho;
  • Falta de produtividade;
  • Clientes insatisfeitos com o comportamento de desligamento;
  • Alta rotatividade atrelada à busca de novas oportunidades.

Como a AchieveMore pode ajudar no aumento da produtividade?

A AchieveMore é um software de gestão de performance e resultados, que ajuda empresas e profissionais a maximizar a captura de oportunidades em quatro níveis diferentes. Desta forma, todo o time consegue elevar a sua produtividade e acompanhar todo o processo de forma simples e organizada. 

Pensando em como é difícil para muitas empresas gerenciarem os resultados do time a nossa ferramenta tem o foco em automatizar processos manuais, que levam tempo para serem realizados ou até mesmo correm o risco de conter erros, como por exemplo, o cálculo da performance dos resultados do time, que muitas vezes é feito de forma manual em planilhas eletrônicas, o que torna o processo muito mais demorado e suscetível a erros. 

Além disso, a nossa ferramenta foi feita para melhorar a comunicação entre gestores e equipes, seja para dar um feedback, como também para comunicar a mudança de direção dos objetivos. O que facilita muito quando o assunto é produtividade e gestão de tempo. 

Para saber mais agende uma demonstração gratuita e veja todos o benefícios que a AchieveMore pode oferecer, e não se preocupe nosso sistema realiza integração com outras plataformas.

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