Quais são os erros das empresas no plano de Remuneração Variável?

Quais são os erros das empresas no plano de Remuneração Variável?

Quais são os erros das empresas no plano de Remuneração Variável?

A cada dia que passa a remuneração variável está mais presente no cotidiano das empresas, pois todas almejam o mesmo objetivo que é impulsionar o engajamento do time por meio do sistema meritocrático. Quais são os erros das empresas no plano de Remuneração Variável?

Uma das ações de empresas que possuem um sistema meritocrático é utilizar a metodologia de recompensa para reconhecer e incentivar aqueles que por mérito entregaram bons resultados. 

Pode parecer algo muito simples o ato de incentivar e reconhecer o esforço, seja ele coletivo ou individual, mas e quando este processo não está bem estruturado? Neste artigo, separamos para você alguns dos erros das empresas no plano de Remuneração Variável que você deve evitar ao praticar esta metodologia em sua empresa.

Quais são os principais erros ao aplicar um plano de Remuneração Variável?

1 – Não ser simples e sensato

A simplicidade e praticidade é o ponto chave para que um bom modelo de remuneração funcione. Quando falamos de não ser simples, estamos falando de não comunicar com clareza como funcionará o modelo de Remuneração Variável ou de termos regras muito complexas, com isso,  a equipe acaba entendendo de forma errada ou até mesmo não entendendo como funciona as regras de premiação. E quando falamos se ser sensato, falamos a respeito de empresas que aplicam modelos e regras de premiação que não fazem sentido com a realidade/objetivos da empresa e o perfil de produto. 

2 – Não é transparente.

A falta de transparência em todo e qualquer processo que envolve pessoas é algo bem difícil e pode causar problemas para a empresa, principalmente por envolver profissionais de todos os tipos e nível de conhecimento. Sendo assim, quando é implementado um novo modelo de remuneração ou é realizada alguma alteração nas regras de apuração e/ou premiação todos devem ficar cientes das mudanças. 

3 – Não incentivar a produtividade e o empenho.

Quem não gosta de ter o seu trabalho reconhecido e ser incentivado a continuar a desenvolver um bom trabalho? A remuneração variável é uma ótima prática para motivar sua equipe, mas ela não isenta os líderes e gestores de fortalecer ainda mais esse trabalho rumo a bons resultados e a produtividade.

4 – Não atentar-se ao período de pagamento.

Quando se tem esse tipo de prática de remuneração por metas e resultados dentro da empresa, todos os envolvidos trabalham em busca de atingir os melhores resultados para que se possa receber os valores de premiação, e quando a empresa falha com o fechamento do período trabalhado e ultrapassa da data de pagamento acaba gerando um desconforto e principalmente quando acontece com frequência gera uma desmotivação para os profissionais envolvidos.

Por fim, implantar um modelo de remuneração variável dentro das empresas é uma ação muito importante, mas devemos pensar a longo prazo e não praticar os 04 erros das empresas no plano de remuneração variável e evitar que ao longo prazo o seu time desanime e a remuneração variável não tenha o mesmo efeito positivo que tinha antes. 

Pensando nisto a AchieveMore desenvolveu uma ferramenta com o intuito de ajudar as empresas com seus modelos de remunereção variável. Quer saber mais em como podemos te ajudar? Solicite uma demo!

Share on linkedin
Share on google
Share on facebook
Share on twitter

Outros artigos que podem te interessar

5 dicas de como implementar a remuneração variável de forma fácil

5 dicas de como implementar a remuneração variável de forma fácil

A remuneração variável vem ganhando cada vez mais força nas organizações, pois se tornou uma das principais formas de reconhecer os esforços e resultados das equipes que mais contribuem para o crescimento e resultados da empresa. Ao longo deste artigo vamos falar sobre 5 dicas de como implementar a remuneração variável de forma fácil. Confira!

Como ter uma equipe de vendas bem-sucedida?

Como ter uma equipe de vendas bem-sucedida?

Todos nós já sabemos que são incontáveis os desafios para gerenciar uma equipe de vendas, principalmente quando é considerada a importância dessa área dentro do sucesso da empresa. É necessário monitorar os resultados e acompanhar a performance do time, além de ter que alinhar os objetivos e metas da empresa com o do time. E

Gestão de processos: 03 modelos que vão te ajudar a aumentar os resultados.

Gestão de processos: 03 modelos que vão te ajudar a aumentar os resultados.

As empresas e seus processos sempre estão em constante mudança e evolução, graças à transformação digital, mudança no comportamento do consumidor entre outros fatores que influenciam as empresas a repensarem seu tipo de gestão de processos e buscar o modelo mais adequado. Gestão de processos modelos para te ajudar a aumentar os resultados. Atualmente e de

¿Gustó? Regístrese para recibir más contenido como este de forma gratuita

    es_ES