O que é Holocracia e como ela funciona.

O que é Holocracia e como ela funciona.

 O que é Holocracia e como ela funciona.

Para você este termo “Holocracia” pode parecer novo, mas tem se tornado cada vez mais comum principalmente entre as empresas com pensamento mais jovem, como por exemplo as startups. Muitas destas empresas têm aderido a esta modalidade e visto vantagens e desvantagens desta prática, mas para você saber se de fato adotar a Holocracia dentro da sua empresa faz sentido você primeiramente precisa saber  o que é Holocracia e como ela funciona. 

O que é Holocracia? 

A Holocracia foi criada pelo americano Brian Robertson. De acordo com o próprio criador, o sistema holocracia é uma nova versão para a administração de uma empresa, que se dá a partir da remoção de uma estrutura hierárquica, e é substituída por um sistema de distribuição de autonomia e autoridade. 

Os principais objetivos da holocracia é de dar mais agilidade para as pessoas nas tomadas de decisões e permitir que a empresa seja mais responsiva aos desafios e necessidade que o mercado oferece. 

Um princípio muito importante do sistema de holocracia é que uma empresa deve ser estruturada para aprender e responder através da otimização do fluxo de informação,  e do aprendizado de forma rápida e eficiente da organização e de uma rede de funcionários, clientes e fornecedores. 

Em resumo, a holocracia é um sistema que surgiu para se opor à cultura de hierarquia das empresas, se opondo aos modelos clássicos de hierarquia das organizações. 

Como a holocracia funciona? 

A holocracia traz resultados voltados para a melhor adaptação da empresa, pois ajuda a otimizar tempo e a cadeia hierárquica se torna descentralizada. De acordo com o estudo de Pepijn são separados por quatro tópicos que tornam a organização altamente eficaz:  

  1. Organização enxuta e de fácil adaptação;  
  2. Reuniões de alta efetividade; 
  3. A autoridade é distribuída entre toda a equipe; 
  4. E o trabalho é orientado por objetivos; 

Primeiramente, devemos ter a ciência de que a holocracia é dividida em equipes que, por sua vez, praticam a tão conhecida “autogestão”. Onde essa autogestão proporciona que cada equipe trabalhe seguindo apenas um único objetivo que é  fazer o que precisa ser feito. 

Outro ponto que se destaca é que em vez de cargos ocupados, cada funcionário é responsável por uma função onde todos são líderes e responsáveis diretos por suas funções. E para que se tenha uma melhor organização já que nesta cultura a hierarquia não existe, as pessoas designadas para realizar determinadas tarefas realizam reuniões pontuais para discutir os processos que estão em andamento. 

Se você está pensando que, o fato da holocracia não possuir uma estrutura hierárquica acaba sendo um sistema bagunçado, muito pelo contrário, para que essa estrutura funcione de verdade é necessário um processo próprio e bem estruturado de acordo com a identidade da organização. 

Antes de decidir se a holocracia é uma boa estratégia a ser adotada em sua empresa, lembre-se de que é essencial olhar para estrutura organizacional da empresa, e se questionar se a autonomia e a autogestão são ambientes onde sua equipe já está acostumada a trabalhar de maneira natural. 

É muito importante também que você busque entender quais são as vantagens e desvantagens da holocracia dentro das empresas, para entender se de fato faz sentido abandonar o sistema hierárquico e adotar uma nova modalidade de gestão. 

Share on linkedin
Share on google
Share on facebook
Share on twitter

Outros artigos que podem te interessar

5 dicas de como implementar a remuneração variável de forma fácil

5 dicas de como implementar a remuneração variável de forma fácil

A remuneração variável vem ganhando cada vez mais força nas organizações, pois se tornou uma das principais formas de reconhecer os esforços e resultados das equipes que mais contribuem para o crescimento e resultados da empresa. Ao longo deste artigo vamos falar sobre 5 dicas de como implementar a remuneração variável de forma fácil. Confira!

Como ter uma equipe de vendas bem-sucedida?

Como ter uma equipe de vendas bem-sucedida?

Todos nós já sabemos que são incontáveis os desafios para gerenciar uma equipe de vendas, principalmente quando é considerada a importância dessa área dentro do sucesso da empresa. É necessário monitorar os resultados e acompanhar a performance do time, além de ter que alinhar os objetivos e metas da empresa com o do time. E

Gestão de processos: 03 modelos que vão te ajudar a aumentar os resultados.

Gestão de processos: 03 modelos que vão te ajudar a aumentar os resultados.

As empresas e seus processos sempre estão em constante mudança e evolução, graças à transformação digital, mudança no comportamento do consumidor entre outros fatores que influenciam as empresas a repensarem seu tipo de gestão de processos e buscar o modelo mais adequado. Gestão de processos modelos para te ajudar a aumentar os resultados. Atualmente e de

¿Gustó? Regístrese para recibir más contenido como este de forma gratuita

    es_ES