A importância da remuneração variável para a produtividade no trabalho?

A importância da remuneração variável para a produtividade no trabalho?

A importância da remuneração variável para a produtividade no trabalho?

Temos falado bastante sobre a importância da remuneração variável em diversos âmbitos das empresas, mas você sabe qual é a importância da remuneração variável para a produtividade no trabalho?

Confira a seguir alguns artigos que podem te ajudar a entender um pouco mais sobre a importância da remuneração variável dentro das empresas e equipes: 

Neste artigo, vamos abordar mais um tema de remuneração variável importante que é qual a importância da remuneração variável para melhorar a produtividade no trabalho.

Temos exemplos de grandes empresas que aplicam o programa de remuneração variável e são bem sucedidas, pois estão sempre dispostas a engajar e reconhecer o esforço do seu time. 

Um grande exemplo que devemos seguir é a Ambev, uma das principais fabricantes de bebidas.  O programa de remuneração variável da Ambev se tornou referência para outras empresas não só do mesmo, mas de diversos outros segmentos. 

Como melhorar a produtividade da equipe com a remuneração variável?

Quando é aplicado um programa de remuneração variável de forma estratégica a produtividade da equipe e os resultados aumentam consequentemente. Porém, para que esta estratégia aconteça de forma eficaz é muito importante levar em consideração alguns critérios antes de implementar na sua equipe, tais como: 

  • Levante quais serão os KPIs necessários para medir a performance;
  • Aplique metas claras e possíveis de alcançar;
  • Determine indicadores coletivos e individuais;
  • Acompanhe constantemente e aplique feedbacks.

Se você já avaliou estes pontos antes mesmo de implementar um programa de remuneração variável dentro da sua organização, agora leve em consideração os dois principais pontos, que é a recompensa pelos resultados e mostrar a importância daquele indivíduo dentro da equipe, isso será essencial para melhorar a produtividade da equipe como um todo. 

Depois que se tem determinado quais serão os KPIs necessários para medir a performance você terá uma base para começar a recompensar o seu time pela performance deles nesses indicadores. Quando se aplica a recompensa de forma justa e clara para todos os times e envolvidos o engajamento e produtividade aumentam, pois nada melhor que um colaborador que sabe que seu resultado está sendo reconhecido e que seu esforço está sendo recompensado. 

Planeje bem antes de implementar!

Como já falamos anteriormente, há diversas vantagens ao aplicar um programa de remuneração variável e incentivos dentro da organização. Porém, quando não bem planejado esses programas possuem alguns riscos, esses riscos podem ser tanto financeiros como também comportamentais. Por isso, garanta que todas as áreas envolvidas estejam alinhadas esta será a maneira de garantir um bom desempenho em todo o programa de remuneração e de incentivos e manter a qualidade dos seus resultados. Além disso, é a maneira mais eficaz de reter seu time e atrair bons funcionários. 

Fique atento e confirme se todos os pontos da sua campanha de remuneração estão alinhados com os valores e objetivos da empresa.

Share on linkedin
Share on google
Share on facebook
Share on twitter

Outros artigos que podem te interessar

6 passos para melhorar sua estratégia de RH e reter talentos

6 passos para melhorar sua estratégia de RH e reter talentos

Quando o assunto é reter talentos, os profissionais de RH enfrentam vários desafios, pois atrair e reter bons profissionais é um ponto que atinge vários outros fatores dentro do setor de RH. Devemos considerar que um dos principais bens de uma organização são seus bons profissionais, pois acabam se tornando imprescindíveis para o bom funcionamento

Indicadores de produtividade: quais métricas devo acompanhar?

Indicadores de produtividade: quais métricas devo acompanhar?

Qual é a primeira coisa que pensamos quando o assunto é indicadores de produtividade? Muito provavelmente a primeira coisa que você deve ter pensado é como acompanhar e medir a produtividade do meu time? Sem dúvida, o sonho de todo gestor é conseguir acompanhar todo o processo e encontrar pontos de melhorias para alavancar a

SaaS para RH: o que é e como funciona

SaaS para RH: o que é e como funciona

Existem diversas empresa que oferecem um Software as a Service, ou como é mais conhecido SaaS, sem dúvida os Softwares SaaS se tornaram parte de uma grande revolução tecnológica, pois são aquelas soluções que muitas vezes nem sabemos que precisamos, mas quando conhecemos elas se tornam essenciais para a nossa rotina de trabalho.  Você já

¿Gustó? Regístrese para recibir más contenido como este de forma gratuita

    es_ES