Entenda a diferença entre avaliação de desempenho e gestão de desempenho.

Entenda a diferença entre avaliação de desempenho e gestão de desempenho.

Entenda a diferença entre avaliação de desempenho e gestão de desempenho.

Sabemos que existem diversos modos de melhorar a performance de uma equipe, e é importante lembrar que não devemos esperar os maus resultados surgirem para depois irmos atrás de um motivo. O ideal é que seja feito um acompanhamento do desempenho do time para que se corte o mal pela raiz antes mesmo dele existir. Por isso, escrevemos este artigo para que você entenda a diferença entre avaliação de desempenho e gestão desempenho. 

Embora, muitas vezes, os termos avaliação de desempenho e gestão de desempenho sejam tratados como sinônimos, ele não são coincidentes, por mais que sejam relacionados a mesma área, eles possuem focos diferentes.

Por isso, é importante que toda empresa e gestor tenha em mente qual é a diferença entre esses termos. Continue a leitura para saber mais sobre como as avaliações e a gestão de desempenho dos colaboradores e da empresa se diferenciam e como impactam na empresa.

Avaliação de desempenho x Gestão de desempenho

A principal diferença entre avaliação de desempenho e gestão de desempenho é a fase em que cada um se encontra. A gestão de desempenho de modo geral é composta por várias fases e uma delas, inclusive, é a de avaliação de desempenho, a fase de avaliação é algo pontual, que é aplicada em momentos específicos.

Já a gestão de desempenho necessita tanto da avaliação quanto das demais fases, caso contrário, não existiria gestão de desempenho. Para que uma avaliação de desempenho exista, deve seguir alguns critérios, e eles são estabelecidos em uma das fases da gestão de desempenho, sendo que ela precede a avaliação.

Por outro lado, de nada adianta coletar informações sobre o desempenho dos profissionais sem saber o que vai ser feito com esses dados. Portanto, assim como antes da avaliação há o estabelecimento de critérios, o que compõe uma das fases da gestão do desempenho, depois dela também existem ações de desenvolvimento, que ilustram outra fase da gestão.

Em resumo, a avaliação de desempenho é uma fase da gestão de desempenho e sem ela a gestão não seria possível. Ao mesmo tempo, sem o restante das fases da gestão a avaliação seria em vão.

O que é gestão de desempenho?

A gestão de desempenho é um processo contínuo e complexo. Desta forma, avalia toda a empresa com foco nos resultados e na obtenção de dados para ajudar na hora da estratégia empresarial.

A gestão de desempenho possui várias etapas, que incluem o desenvolvimento das estratégias de avaliação, acompanhamento do desempenho e avaliação de todo o processo, assim como também, ações de desenvolvimento que possam ajudar a melhorar os resultados.  

Portanto, a gestão de desempenho é algo abrangente que não se limita apenas a avaliação de desempenho em si. Ela também prepara o ambiente para os quesitos avaliativos, para depois analisar os resultados que são obtidos e desenvolver maneiras de melhorar.

O que é avaliação de desempenho?

Já a avaliação de desempenho se volta para a análise do desempenho dos colaboradores de uma equipe, ou seja, ela é responsável por medir o desempenho. Por isso, é uma forma de adquirir informações que serão usadas para a estratégia. 

Diferente da gestão a avaliação, não é algo contínuo, apesar de acontecer de forma recorrente. O que acontece é que ela não se estende no espaço-tempo. Ela possui um início, meio e fim. Portanto, é derivado de outras estratégias que envolvem o desempenho.

Também é sucedida por outras fases que se voltam ao desempenho, sua melhoria e controle, mas não necessariamente à medição e mensuração dele.

Qual devo usar? Avaliação ou gestão de desempenho? 

Uma vez que entendemos que a avaliação é parte da gestão do desempenho, ambas devem ser usadas na empresa, desde que seja de forma complementar. Como falamos anteriormente, a gestão sem avaliação não existe, enquanto a avaliação sem outras fases da gestão existe.

O que se deve ter em mente é que a gestão é um processo contínuo que precisa da avaliação, uma questão pontual. Portanto, a gestão deve sempre estar ativa, enquanto a avaliação se apresenta de tempos em tempos para apresentar novos dados e ser um grande aliado na hora de definir novas estratégias e tomadas de decisão.

Share on linkedin
Share on google
Share on facebook
Share on twitter

Outros artigos que podem te interessar

5 Tipos de avaliação de desempenho para colocar em prática com a sua equipe.

5 Tipos de avaliação de desempenho para colocar em prática com a sua equipe.

Com o objetivo de promover uma melhora nos processos de gestão de pessoas dentro das empresas, é importante que os líderes e gestores estejam sempre atentos a performance e desempenho dos colaboradores. Caso você ainda não saiba como colocar isso em prática, no artigo de hoje vamos te apresentar 5 tipos de avaliação de desempenho

05 dicas para manter a equipe motivada através do feedback.

05 dicas para manter a equipe motivada através do feedback.

Podemos afirmar que dar e receber feedback se tornou uma arte dentro do mundo coorporativo. Pois, saber lidar com pessoas de perfis e histórias diferentes, requer empatia e bastante jogo de cintura. Por isso, dentro de uma empresa, o feedback é uma ferramenta importante para manter equipes motivadas e engajadas para que continuem entregando resultados.

05 tendências para o setor de RH da sua empresa.

05 tendências para o setor de RH da sua empresa.

A área de recursos humanos tem um papel de grande importância para as empresas e profissionais, principalmente no que diz respeito ao desenvolvimento do seu capital intelectual, mas existem tendências que estão surgindo no mercado para melhorar o setor e agregar ainda mais valor a sua empresa. Grande parte das organizações já entenderam que são

¿Gustó? Regístrese para recibir más contenido como este de forma gratuita

    es_ES