5 dicas de como implementar a remuneração variável de forma fácil

5 dicas de como implementar a remuneração variável de forma fácil

5 dicas de como implementar a remuneração variável de forma fácil

A remuneração variável vem ganhando cada vez mais força nas organizações, pois se tornou uma das principais formas de reconhecer os esforços e resultados das equipes que mais contribuem para o crescimento e resultados da empresa. Ao longo deste artigo vamos falar sobre 5 dicas de como implementar a remuneração variável de forma fácil. Confira!

Antes de falarmos a respeito das 5 dicas de como implementar a remuneração variável de forma fácil precisamos entender quais são os desafios que atrapalham as empresas a terem um modelo de remuneração variável eficiente e que alavanca os resultados das equipes e empresas. 

Existem diversos desafios dentro dos modelos de remuneração variável já aplicados no mercado e que são muito conhecidos inclusive. Porém, nem todos são completamente eficazes, já que muitos deles possuem erros e falhas. Confira a seguir alguns desses desafios e erros que são muito encontrados:

  • Não ter um processo bem estruturado em todas as fases e com os envolvidos da organização atrapalha não somente o entendimento do modelo de remuneração variável, como também impede a fácil aceitação do time. 
  • Ter um modelo de remuneração variável com regras de difícil entendimento pode acabar atrapalhando o desempenho do time no atingimento dos resultados. 
  • Não acompanhar as métricas de desempenho de forma adequada, acompanhando através de uma planilha de Excel que não apresenta de forma clara e simples todos os fatores importantes para o gestor.
  • Outro erro é calcular a remuneração da forma incorreta, ou seja, com muitos erros nos cálculos. 

Para implementar a remuneração variável de forma fácil e não enfrentar esses desafios separamos 05 dicas que vão facilitar muito este processo dentro da sua empresa. Confira a seguir:

1 – Faça um plano de remuneração variável transparente

O passo inicial para implementar a remuneração variável de forma estratégica e simples é a parte de um planejamento transparente, neste planejamento deve conter os objetivos e metas tanto para a empresa, quanto para o time e para o colaborador de forma individual.  

A transparência sem dúvida é um dos fatores mais importante para o entendimento e aceitação da equipe que trabalhará com o modelo de remuneração. Sabemos que quando somos transparente com as pessoas estabelecemos uma reação de maior confiança e o mesmo acontece com uma empresa que comunica seus objetivos e metas de forma transparente. 

2 – Atrele a remuneração variável a estratégia da sua empresa. 

Se a remuneração variável não tiver uma conexão direta com a estratégia da sua empresa os resultados podem tomar qualquer direção e este não é o objetivo da empresa. A maioria das empresas sabem para onde ir e como chegar, porém muitas vezes não engajam sua equipe da maneira correta. 

Por isso, para definir um plano de remuneração variável de forma simples, é preciso primeiro identificar seus principais objetivos estratégicos, definindo o que eles representam para a sua empresa no sentido estratégico.

3 – Recompense as ações que engajem nos resultados. 

Para recompensar as ações que engajem nos resultados dos profissionais e nas equipes você precisa gerar valor dentro da sua empresa e para isso é importante duas ações: 

  • A valorização do resultado através da remuneração variável ou até mesmo outros meios de incentivo e reconhecimento. 
  • Acompanhamento contínuo de todas as ações e fases dentro da empresa, faz com que a equipe sinta confiança e acabe se engajando para entregar o esperado.

Procure gerar valor, confiança e reconhecimento com o seu time desta forma o engajamento e aceitação será mais fácil e verdadeira. 

4 – Use um software de gestão de resultados.

Tenha um software de gestão de resultados dentro da sua empresa para acompanhar todo o processo, medir os resultados e transmitir as metas e objetivos de forma simples e transparente. Além disso, o seu time além de estar ciente de como está o seu desempenho ele também consegue capturar novas oportunidades de negócio e melhorar ainda mais sua performance. 

O mercado de softwares oferecem diversos softwares com diversas funcionalidades, porém é muito importante escolher um software flexível, de fácil implementação e que facilite todos os processos dentro da sua empresa.

Para saber mais sobre, o que um software deve ter e oferecer para sua empresa leia este artigo:

Quais são os benefícios de um software de gestão de performance.

5 – Meça os resultados constantemente e corretamente. 

Para que a remuneração variável seja aplicada de maneira eficiente e sem que a empresa tenha prejuízos é importante que se faça não só o acompanhamento dos resultados, mas também que se meça e calcule os resultados de forma constante e frequentemente. 

Para medir a remuneração variável e os resultados de forma eficiente decida antes o que será importante para a empresa analisar. Por exemplo: produtividade, vendas, absenteísmo, mix de produtos, quais metas devem ser atingidas e qual é a forma de remuneração entre outros fatores importantes que devem ser considerados antes de implementar e medir a remuneração variável da sua empresa de forma fácil.

E aí, gostou de saber dessas dicas para implementar a remuneração variável de forma fácil? Entre em contato com a AchieveMore e descubra como podemos transformar as suas metas em resultados.

Revolucione os seus resultados com a AchieveMore

Share on linkedin
Share on google
Share on facebook
Share on twitter

Outros artigos que podem te interessar

6 passos para melhorar sua estratégia de RH e reter talentos

6 passos para melhorar sua estratégia de RH e reter talentos

Quando o assunto é reter talentos, os profissionais de RH enfrentam vários desafios, pois atrair e reter bons profissionais é um ponto que atinge vários outros fatores dentro do setor de RH. Devemos considerar que um dos principais bens de uma organização são seus bons profissionais, pois acabam se tornando imprescindíveis para o bom funcionamento

Indicadores de produtividade: quais métricas devo acompanhar?

Indicadores de produtividade: quais métricas devo acompanhar?

Qual é a primeira coisa que pensamos quando o assunto é indicadores de produtividade? Muito provavelmente a primeira coisa que você deve ter pensado é como acompanhar e medir a produtividade do meu time? Sem dúvida, o sonho de todo gestor é conseguir acompanhar todo o processo e encontrar pontos de melhorias para alavancar a

SaaS para RH: o que é e como funciona

SaaS para RH: o que é e como funciona

Existem diversas empresa que oferecem um Software as a Service, ou como é mais conhecido SaaS, sem dúvida os Softwares SaaS se tornaram parte de uma grande revolução tecnológica, pois são aquelas soluções que muitas vezes nem sabemos que precisamos, mas quando conhecemos elas se tornam essenciais para a nossa rotina de trabalho.  Você já

¿Gustó? Regístrese para recibir más contenido como este de forma gratuita

    es_ES