5 passos para incentivar sua equipe através das campanhas de vendas

5 passos para incentivar sua equipe através das campanhas de vendas

Todos nós precisamos de motivação e inspiração para nos mantermos no caminho para o sucesso. Nas vendas, não é diferente! Profissionais de vendas, mesmo os mais experientes, precisam estar sempre motivados de modo a manter sua produtividade em alta. Então saiba 5 passos para incentivar sua equipe através das campanhas de vendas e alcançar melhores resultados.

O segredo para motivar os profissionais de vendas está, principalmente, em descobrir as ferramentas e estratégias necessárias para que cada um explore seu potencial ao máximo, além de criar um ambiente propício ao desenvolvimento e crescimento profissional e pessoal do grupo.

Não ignore a importância da campanha de vendas para a equipe

Existem diversos modelos e formatos de campanha de vendas para a equipe, a escolha irá depender do tamanho, do setor e da estrutura da sua empresa. Independentemente do formato, para ter sucesso, é preciso enxergar a campanha como algo muito além de uma ação comercial.

Veja, uma campanha de vendas é algo extra e pontual, algo que vai além daquilo que já estava planejado. Sim, é um excelente recurso para estimular a superação das metas ou compensar gaps nos resultados passados. Além disso, uma campanha de vendas é um atrativo e tanto na hora de incentivar os vendedores a darem o melhor de si.

Em parte, esses efeitos estão relacionados ao fato de que bons vendedores têm aquela vontade interna de se superarem e de ganharem sempre. A competitividade é um dos combustíveis naturais da profissão de vendedor. E por que não aproveitar essa característica para maximizar resultados?

A seguir, você verá que não é difícil ter sucesso em uma campanha de vendas. Basta organização, planejamento e, claro, muita criatividade! Conheça quais são os 5 passos para incentivar sua equipe através das campanhas de vendas. Continue a leitura!

5 passos para incentivar sua equipe através das campanhas de vendas

1. Tenha um objetivo claro

Obviamente, o objetivo de uma campanha de vendas para vendedores é manter-se motivado e, como resultado, vender mais e aumentar os lucros do negócio. Porém, ao planejar uma ação, é preciso ter muita clareza na definição de qual será o objetivo da campanha.

Por exemplo, o objetivo pode ser aumentar o faturamento, ou seja, fazer com que os clientes gastem mais dinheiro com a empresa, por meio de novas compras ou vendas.

Outro exemplo de meta é o lançamento de um novo produto. Em tempos como esse, a empresa está muito focada em aumentar as vendas, então ter uma campanha de promoção que estimule os vendedores a se esforçarem mais em vender a inovação, com certeza, vai ajudar o negócio.

2. Forneça treinamento para que seus funcionários se sintam motivados

A maioria dos trabalhadores qualificados são trabalhadores muito ocupados. Então, se você busca soluções para motivar sua equipe de vendas, invista na capacitação de sua equipe e considere hard skills e soft skills. Afinal, uma das funções do vendedor é satisfazer o cliente, certo? E para praticar isso você precisa desenvolver suas soft skills também.

Se você não sabe qual é a diferença, é simples: hard skills são habilidades técnicas, enquanto soft skills são habilidades como persuasão, liderança e habilidades práticas, comunicação interpessoal, estratégia de comunicação, por exemplo, e todas essas habilidades são necessárias para uma equipe de vendas.

De acordo com o estudo “Brand Loyal Customer Engagement Index”, as expectativas dos clientes em relação às marcas aumentaram 250% nos últimos anos. Isso mostra o quanto é importante preparar a equipe para melhor informar o processo de vendas para que as conversões aconteçam.

Em todo o caso, a formação é fundamental para complementar o que já existe nos seus colaboradores. Uma equipe de vendas de sucesso precisa ser altamente qualificada para lidar com clientes difíceis, que esperam cada vez mais das marcas.

3. Trabalhe para manter o grupo engajado

Apenas criar uma campanha, lançá-la e esperar que as vendas disparem da noite para o dia não é suficiente. Ações precisam ser planejadas para manter o grupo engajado durante a ação.

Crie slogans ou chamadas, crie cartazes para divulgar a campanha, compartilhe resultados parciais, relembre os prêmios que os vencedores receberão, envie e-mails com informações da ação e crie grupos fechados nas redes sociais ou WhatsApp para contato direto com os revendedores.

Acima de tudo, não deixe o ímpeto da campanha diminuir. Embora as recompensas sejam ótimas, a rotina diária pode fazer com que elas sejam “esquecidas”, então tente manter todos os funcionários ocupados.

4. Gestão eficaz da equipe de vendas

Tão importante quanto manter uma equipe engajada é gerenciá-la de forma organizada e eficiente. Isso é importante para identificar oportunidades de melhora em processos ineficientes e oferecer alternativas para o bom funcionamento da equipe.

Além disso, com uma boa gestão é possível entender melhor as principais dificuldades e objeções que os vendedores enfrentam no processo de vendas, como concorrentes possuindo uma vantagem competitiva que a empresa não possui, preço alto, não pode vender seu valor real e problemas usando ferramentas disponíveis, para citar alguns.

Com essas informações em mãos, será possível trabalhar para reverter essas condições e, assim, abrir caminho para os agentes de vendas. É por isso que é importante gerenciar toda a equipe, identificando onde melhorias podem ser feitas e como as vendas podem ser aumentadas.

Além disso, para ajudá-lo a gerenciar com mais eficiência, você pode contar com softwares de gestão de performance e resultados para te ajudar a acompanhar e gerenciar todos os indicadores da sua equipe.

Com um software de gestão de performance e resultados, você poderá avaliar a performance geral, habilidades, produtividade e realizar análises e feedbacks, além de acompanhar os resultados e dar orientações com base em dados reais.

Isso facilitará seu trabalho e permitirá que você conheça melhor o trabalho de cada vendedor durante e após a campanha. Afinal, é importante fazer esse acompanhamento periodicamente para transformar sua equipe de vendas em uma equipe de alta performance.

5. Invista em ferramentas de melhoria de vendas

Este é o empurrão final que sua equipe precisa em uma campanha de vendas para alcançar o sucesso real. Por isso, conte com ferramentas de gestão de campanhas de incentivo em vendas para que você tenha maior flexibilidade na execução da sua estratégia e possa coordenar todos os resultados em poucos cliques. 

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Agora que você conhece os 5 passos para incentivar sua equipe através das campanhas de vendas, conheça a AchieveMore um software de gestão de performance e resultados que surgiu com o propósito de oferecer a melhor solução quando o assunto é gestão de performance e resultados, sempre em busca de alinhar resultados e recompensas de forma simples, confiável e principalmente de uma maneira que engaje e motive as pessoas a entregar cada vez mais os melhores resultados.  

Nosso time sempre está em busca de aperfeiçoar as nossas soluções, sejam elas com foco no coletivo ou no individual, mas sempre focando em reconhecer e recompensar aqueles que fazem a diferença na entrega dos resultados.

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