Gestão de processos: 03 modelos que vão te ajudar a aumentar os resultados.

Gestão de processos: 03 modelos que vão te ajudar a aumentar os resultados.

As empresas e seus processos sempre estão em constante mudança e evolução, graças à transformação digital, mudança no comportamento do consumidor entre outros fatores que influenciam as empresas a repensarem seu tipo de gestão de processos e buscar o modelo mais adequado. Gestão de processos modelos para te ajudar a aumentar os resultados.

Atualmente e de acordo com o cenário atual da economia e sociedade se tornou essencial que as empresas voltem seus olhares para si mesma, com o objetivo de entender as suas rotinas, planejamentos, procedimentos, demandas e áreas que necessitam de melhoria. 

Toda a equipe e pessoas envolvidas nas demandas da empresa passam a refletir a respeito dos procedimentos e identificam as falhas, com o intuito de apontar os pontos de melhoria e propor novas iniciativas. 

Para que a sua empresa tenha sucesso separamos 03 modelos de gestão de processos que vão te ajudar a aumentar os resultados.   

1 – Metodologia de gestão Seis Sigma

O modelo de gestão e processos Seis Sigma é um dos modelos baseado na melhoria contínua através da eliminação de falhas ou imprecisões, da redução de custos e ganho de produtividade. A metodologia seis sigma busca implementar diversas mudanças no gerenciamento para obter os melhores resultados financeiros. 

Geralmente a metodologia Seis Sigma é utilizada para a resolução de problemas mais complexos, exigindo o uso intensivo de ferramentas estatísticas e por isso acaba tornando o uso mais restrito para empresas de médio a grande porte.

Existem duas certificações importantes para a metodologia de gestão seis sigma e elas são: 

  • Green Belt Seis Sigma
  • Black Belt Seis Sigma

Green Belt Seis Sigma 

Green Belt é o nome de uma certificação pessoal para os profissionais que trabalham com a implementação de projetos de melhoria contínua dentro das empresas. Esta certificação é baseada no ciclo DMAIC que é semelhante ao ciclo PDCA usando as seguintes etapas: 

  • definir;
  • medir;
  • analisar;
  • aperfeiçoar;
  • controlar.

Após a certificação, os profissionais passam a ter o conhecimento necessário para implementar melhorias contínuas dentro das organizações.

Black Belt Seis Sigma 

A certificação black belt seis sigma é mais avançada. Neste caso os profissionais são mais experientes e dominam o assunto de forma mais completa e avançada, os profissionais com certificação black belt seis sigma costumam liderar as equipes e profissionais com certificação green belt seis sigma.

2 – O Ciclo PDCA

O ciclo PDCA é um dos mais conhecidos modelos de gestão de processos, este ciclo trata-se de uma abreviação formada por ações em inglês que são: plan (planejar), do (fazer), check (acompanhar) e act (agir). E cada uma dessas ações representa o cumprimento de uma etapa do processo. 

O PDCA funciona de forma contínua, ou seja a cada nova rodada o nível de aprimoramento do processo se aprofunda e se repete, cabe ao gestor responsável pelo processo trabalhar buscando para que o método seja incorporado à dinâmica da empresa e tornando parte da identidade da empresa. 

Além disso, o PDCA é caracterizado por possibilitar uma aplicação quase intuitiva, principalmente por conta da sua agilidade e por ser possível implementar em empresas de todos os portes. 

3 – Metodologia 5S

A metodologia 5S é mais conhecida principalmente em países orientais, mas também é aplicada em outros diversos países, pois esta metodologia ajuda na gestão de processos mobilizando os funcionários por meio de alterações no ambiente de trabalho. 

Essas mudanças atendem os aspectos de organização, limpeza, eliminação de desperdícios, identificação de gargalos nos processos, entre outros. A principal ideia é buscar a transformação no comportamento dos funcionários, engajando-os na transformação do espaço de trabalho. 

A metodologia 5S busca promover o desdobramento no ambiente organizacional e até mesmo extrapolar os limites da empresa e levar este estilo de vida para outros ambientes da vida dos colaboradores.

Os 5s são palavras no idioma japonês, veja a seguir quais são eles: 

  • Seiri = Classificar
  • Seiton = Organizar
  • Seiso = Limpar
  • Seiketsu = Padronizar
  • Shitsuke = Manter

Esses 05 conceitos buscam deixar tudo organizado e no seu devido lugar. Desta forma, as pessoas se organizam melhor e, além disso, se sentem melhores e mais produtivas no ambiente de trabalho. 

Agora que você conhece 03 modelos de gestão de processos que vão te ajudar a aumentar os resultados escolha um deles para iniciar e colocar em prática dentro da sua organização e quem sabe até mesmo levar para outros ambientes da sua vida. 

Conheça a AchieveMore!

Share on linkedin
Share on google
Share on facebook
Share on twitter

Outros artigos que podem te interessar

6 passos para melhorar sua estratégia de RH e reter talentos

6 passos para melhorar sua estratégia de RH e reter talentos

Quando o assunto é reter talentos, os profissionais de RH enfrentam vários desafios, pois atrair e reter bons profissionais é um ponto que atinge vários outros fatores dentro do setor de RH. Devemos considerar que um dos principais bens de uma organização são seus bons profissionais, pois acabam se tornando imprescindíveis para o bom funcionamento

Indicadores de produtividade: quais métricas devo acompanhar?

Indicadores de produtividade: quais métricas devo acompanhar?

Qual é a primeira coisa que pensamos quando o assunto é indicadores de produtividade? Muito provavelmente a primeira coisa que você deve ter pensado é como acompanhar e medir a produtividade do meu time? Sem dúvida, o sonho de todo gestor é conseguir acompanhar todo o processo e encontrar pontos de melhorias para alavancar a

SaaS para RH: o que é e como funciona

SaaS para RH: o que é e como funciona

Existem diversas empresa que oferecem um Software as a Service, ou como é mais conhecido SaaS, sem dúvida os Softwares SaaS se tornaram parte de uma grande revolução tecnológica, pois são aquelas soluções que muitas vezes nem sabemos que precisamos, mas quando conhecemos elas se tornam essenciais para a nossa rotina de trabalho.  Você já

Did you like it? Sign up to receive more content like this for free

    en_US