A remuneração por resultados ou como também é popularmente chamada compensação variável, possui algumas vantagens e desvantagens, e para entendermos melhor se esta estratégia é viável para a sua empresa vamos falar no artigo de hoje sobre a Compensação variável e quais são suas vantagens e desvantagens.
Quais são as vantagens e desvantagens da compensação variável?
Com relação a gestão de pessoas, existem alguns pontos que precisamos destacar, o primeiro é o reconhecimento e a valorização do profissional de boa performance e resultados, isso é o que incentivará alguns tópicos que gostaríamos de dar ênfase. O reconhecimento e valorização dos funcionários de maior performance permite que a motivação deles de continuar entregando bons resultados aumente, além de se tornar um bom meio de atração de novos e bons talentos para a empresa.
Existem diversos fatores que podemos destacar como vantagens da compensação variável, dentre eles:
- Melhoria de produtividade;
- Aumento nas vendas;
- Redução dos custos operacionais;
- Maior engajamento coletivo e individual.
Como já comentamos em diversos artigos, a remuneração variável ajuda muito na hora de incentivar os seus colaboradores, ajudando-os a atingir os melhores resultados. Com isso, os profissionais sempre estarão em busca de alcançar um maior rendimento e atingir seus objetivos.
Assim como já vimos que existem diversas vantagens, você também precisa saber que existem várias desvantagens e que você deve tomar cuidado ao implementar esse tipo de estratégia na sua empresa. Elencamos 03 desvantagens que podem prejudicar sua empresa se a compensação variável não estiver bem aplicada.
- Dependendo de qual é o objetivo, o colaborador pode focar mais em quantidade do que em qualidade;
- Se a compensação for sempre a mesma, a motivação pode desaparecer com o tempo;
- Se o foco for apenas individual, sua empresa pode gerar uma competitividade não saudável.
Por isso, é importante que se tenha uma estratégia para a compensação variável antes de implementá-la. Caso o profissional foque no trabalho pensando apenas nos benefícios pessoais e deixe de lado a qualidade, objetivos e valores da empresa, consequentemente um dos princípios da remuneração variável será deixada de lado, que é deixar de ser um incentivo e passar a ser apenas uma consequência financeira.
Como garantir que a compensação variável seja viável em sua empresa.
A compensação variável é, sem dúvida, uma ótima maneira de motivar os funcionários e manter o foco em uma alta produtividade. Porém, esse plano quando não é bem estruturado, pode causar gastos desnecessários na sua empresa.
Por isso, lembre-se de na hora de fazer os cálculos do que será pago com a remuneração, conte com o cenário mais otimista possível, onde todos alcancem todos os resultados. Deste modo, você consegue planejar um cenário de valor que cubra todo o plano.
Planeje bem antes de implementar
Existem diversas vantagens ao aplicar em seu negócio um programa de remuneração variável, porém, sabemos que existem perigos, sejam eles financeiros ou comportamentais. Por isso, garanta que tudo esteja muito bem alinhado com o financeiro, área de planejamento, gestão e colaboradores. Esta será a maneira de garantir um ótimo incentivo aos funcionários e manter a qualidade dos resultados.
A equipe responsável pela remuneração e benefícios deve planejar muito bem antes de implementar na empresa. Converse com todos os envolvidos antes de colocar em prática. Veja se está alinhado com os valores e objetivos de sua empresa e, se for o caso, comece uma nova maneira de incentivar seus colaboradores a produzirem cada vez mais e melhor!