Como elaborar um planejamento estratégico perfeito para 2022

Como elaborar um planejamento estratégico perfeito para 2022

Como elaborar um planejamento estratégico perfeito para 2022

O ano de 2021 está chegando ao fim e consequentemente chega o momento onde as empresas começam a pensar em como elaborar um planejamento estratégico perfeito para 2022. Sem dúvida, as empresas que todos os anos estão crescendo são aquelas que sempre estão revendo suas estratégias, acompanham tudo de perto e principalmente, sempre estão elaborando um bom planejamento estratégico. 

Neste artigo separamos algumas dicas para te ajudar a saber o que você precisa e como você deve elaborar um planejamento estratégico para o ano de 2022 e obter sucesso nos resultados da sua empresa. Confira!

O que é um planejamento estratégico ? 

Antes de irmos para as dicas de como elaborar um bom planejamento estratégico, precisamos entender de fato o que é um planejamento estratégico, e qual é a sua importância dentro da gestão de uma empresa. 

Para que uma empresa atinja seus objetivos, sempre será necessário seguir pelo menos 03 passos. O primeiro passo é ter os objetivos muito bem definidos e alinhados a estratégia da empresa, o segundo passo é a elaboração de um planejamento estratégico para atingir os objetivos definidos no primeiro passo e o terceiro e último passo é a parte prática, ou seja, a execução do planejamento em busca dos resultados. 

É através do planejamento estratégico que o sucesso nos objetivos e metas se tornam possíveis. Por esse motivo é aconselhado que todas as empresas independente do segmento, tamanho e capacidade tenham um planejamento estratégico, até mesmo para ajudar na identificação das falhas e pontos de melhorias para ajudar ainda mais no cumprimento do planejamento estratégico. 

Dicas para elaborar um planejamento estratégico perfeito. 

Para você ter certeza de que está elaborando um bom planejamento estratégico saiba que ele deve apontar como é que a empresa irá obter lucro de forma saudável, e para isso o planejamento estratégico precisa pensar em todas as possibilidades possíveis de situações que possam atrapalhar o andamento da empresa. Vamos conferir quais são as dicas para elaborar este planejamento. 

Faça um diagnóstico verdadeiro de como está a situação da empresa.

Um erro muito comum não somente em pequenas empresas, mas também em grandes empresas é não realizar um diagnóstico verdadeiro da situação da empresa. Realizar um levantamento de elementos internos e externos que ajude a entender qual é a real situação da empresa. 

Existem diversas ferramentas que podem ajudar nesta etapa de diagnóstico e uma delas é a análise de SWOT que pode te ajudar identificando quais são as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças que a sua empresa possui e pode enfrentar. Ao realizar esse diagnóstico lembre-se de dar uma atenção especial para os pontos que precisam ser melhorados e também para os seus diferenciais

Identifique e fortaleça a identidade e posicionamento da empresa. 

Sem dúvidas nenhuma a identidade e o posicionamento de uma empresa são essenciais para entender qual é o estado atual da empresa, como a empresa é vista por outras pessoas como por exemplo clientes, fornecedores e funcionários, e também é um grande elemento para fortalecer o negócio. 

Esse é o momento de rever ou caso não tenha de criar a missão, visão e valores da sua empresa e fazer com que eles fiquem claros para todos os públicos relacionados a sua empresa, seja ele interno ou externo. Sem dúvida, depois que se tem a identidade e posicionamento da empresa muito bem definidos e claro, será muito mais fácil saber por onde começar no momento de elaborar um planejamento estratégico.

Defina metas realistas e estipule indicadores adequados para seus objetivos.

Uma vez que a as primeiras dicas foram realizadas, chegou a hora de partir para a definição das metas. Para que sejam metas bem definidas e possíveis de atingir defina metas gerais, mas quebre em pequenas metas, assim ficará mais fácil de caminhar rumo a conquista do resultado final. 

É muito importante usar indicadores para acompanhar o desempenho das metas. Por isso, escolha indicadores que estão diretamente relacionados aos seus objetivos. Desta forma, você conseguirá cumprir com suas metas de forma mais fácil. 

Construa um bom plano de ação infalível.

Monte um plano de ação infalível e realista . O plano de ação é uma ferramenta que possibilita a conquista das metas e dos objetivos definidos, sempre baseado em um cronograma possível. 

É importante elencar quais serão as ações prioritárias e definir a sequência de ações por ordem de importância. 

Faça o acompanhamento constante para garantir a execução do planejamento estratégico. 

Defina uma periodicidade para o acompanhamento das metas e também para garantir a execução do seu planejamento estratégico. Geralmente o acompanhamento dos indicadores e metas são feitos conforme também a periodicidade e tempo de execução para se atingir os objetivos. 

Lembre-se sempre: Seja flexível e revise tudo sempre que necessário. Afinal, o mercado é dinâmico e pode sempre acontecer intervenções que não foram previstas no inicio do seu planejamento, a pandemia está aí como um grande exemplo de que mesmo tentando prever todas as possibilidades ainda é possível deixar passar algo que nunca aconteceu, ou que você imagina não ser provável de acontecer. 

Share on linkedin
Share on google
Share on facebook
Share on twitter

Outros artigos que podem te interessar

Automatização do Cálculo de PLR: Superando Desafios e Maximizando Benefícios.

Neste artigo, iremos descobrir juntos como a automatização do cálculo da Participação nos Lucros e Resultados (PLR) pode te ajudar a superar desafios, maximizar benefícios e simplicar operações. O cálculo da Participação nos Lucros e Resultados (PLR) é uma tarefa complexa que envolve diversos parâmetros, variáveis e considerações. Realizá-lo manualmente impõe uma série de desafios

Programas de Incentivos Variáveis: Cinco Dicas para criar um programa de incentivos variáveis bem-sucedido.

Implementar um programa de incentivos variáveis é uma estratégia poderosa para motivar equipes e impulsionar o desempenho em 2024. Contudo, o sucesso dessa iniciativa requer uma abordagem cuidadosa e estruturada. Neste artigo, exploraremos cinco dicas essenciais para criar e manter um programa bem-sucedido que não apenas motive, mas também contribua para o sucesso geral da

Impulsionando Equipes: Estratégias de Incentivo que Transformam Resultados

Se você busca não apenas atingir metas, mas superá-las com uma equipe motivada e engajada, é hora de ir além dos métodos convencionais. Descubra como as estratégias de incentivo, sejam elas financeiras ou não, podem ser poderosos catalisadores para elevar não apenas a produtividade, mas também o moral e a coesão da equipe. 1. Incentivos

Gostou? Inscreva-se para receber mais conteúdos como esses gratuitamente

    pt_BR