Como a Remuneração Estratégica pode impactar na sua empresa?

Como a Remuneração Estratégica pode impactar na sua empresa?

Como a Remuneração estratégica pode impactar na sua empresa?

Falamos muito por aqui a respeito da remuneração variável de forma estratégica. Mas, sabemos que muitas vezes os gestores, acabam tendo a dúvida de como a remuneração estratégica pode impactar na sua empresa. A ideia central da remuneração estratégica é que, se o colaborador contribui para o sucesso da empresa, ele deve ser premiado. Veja mais sobre a remuneração estratégica a seguir!

Entendendo o que é remuneração estratégica.

A remuneração estratégica tem o objetivo de premiar o profissional que possui uma boa performance e entrega bons resultados. E, para que isso aconteça, a empresa deve ter requisitos bem definidos e foco no sucesso. A gratificação pode acontecer de forma planejada, considerando um período específico e diferentes formas, como remuneração em dinheiro, aumento de salário, bonificações, premiações etc. É quase sempre uma contribuição individual.

O reconhecimento de esforços acaba engajando e estimulando o aumento da produtividade desses profissionais, a lucratividade e o bom desempenho de seus colaboradores. É também uma forma de reconhecer publicamente os esforços do colaborador.

A remuneração estratégica é formada por um valor fixo e outro variável. Sendo assim, o primeiro valor tem a ver com o cargo ocupado pelo colaborador, o que se refere aos vencimentos, auxílio saúde e vale-alimentação.

Já o segundo está atrelado a recompensa proporcional a performance individual do colaborador. Onde ela pode ser monetária, como por exemplo participação nos lucros e/ou resultados, bonificações, comissões, etc.

Vantagens da remuneração estratégica nas empresas.

A remuneração estratégica oferece muitas vantagens, e uma das suas principais vantagens, sem dúvida, é a melhora no desempenho individual dos colaboradores, é o que se destaca e o que aparece primeiramente. Conforme com os objetivos definidos pela empresa, sejam eles organizacionais ou individuais, o colaborador tende a se engajar de forma mais rápida.

A valorização do trabalho que foi feito, também aumenta o engajamento da equipe. Os profissionais passam a se sentir valorizados e parte da equipe. 

Sendo assim, a remuneração estratégica se torna uma maneira de retenção de talentos e atração de novos colaboradores, sem grandes custos e com muitos resultados.

A Remuneração Estratégica e o impacto nas empresas.

A remuneração estratégica tem um impacto no futuro da empresa e em suas estratégias em longo prazo. Para ter os resultados esperados, a remuneração estratégica requer muita análise e planejamento. É necessário ter um equilíbrio entre a recompensa financeira e a cultura organizacional.

Um passo para a prática da remuneração estratégica é analisar os perfis dos colaboradores da empresa. As estratégias precisam ser adaptadas conforme os perfil dos profissionais contratados e a cultura organizacional da empresa.

A remuneração estratégica, sem dúvida, tem se tornado uma grande tendência de mercado e também uma importante ferramenta de gestão, no qual o objetivo é potencializar a produtividade e extrair o melhor dos colaboradores. 

Se a sua empresa deseja melhorar a a produtividade e a competitividade para melhorar a lucratividade da empresa, vale a pena cogitar a remuneração estratégica. É importante que a competitividade entre os colaboradores seja positiva e gratificante.

É importante que você pense bem na hora de implementar a remuneração estratégica, não deixe de identificar os perfis profissionais existentes na equipe e os possíveis impactos decorrentes dessa prática. Afinal, para alguns funcionários esse modelo de remuneração estratégica, por ser atrelada aos resultados, pode soar como um desafio ou um  estímulo motivacional. 

Share on linkedin
Share on google
Share on facebook
Share on twitter

Outros artigos que podem te interessar

Automatização do Cálculo de PLR: Superando Desafios e Maximizando Benefícios.

Neste artigo, iremos descobrir juntos como a automatização do cálculo da Participação nos Lucros e Resultados (PLR) pode te ajudar a superar desafios, maximizar benefícios e simplicar operações. O cálculo da Participação nos Lucros e Resultados (PLR) é uma tarefa complexa que envolve diversos parâmetros, variáveis e considerações. Realizá-lo manualmente impõe uma série de desafios

Programas de Incentivos Variáveis: Cinco Dicas para criar um programa de incentivos variáveis bem-sucedido.

Implementar um programa de incentivos variáveis é uma estratégia poderosa para motivar equipes e impulsionar o desempenho em 2024. Contudo, o sucesso dessa iniciativa requer uma abordagem cuidadosa e estruturada. Neste artigo, exploraremos cinco dicas essenciais para criar e manter um programa bem-sucedido que não apenas motive, mas também contribua para o sucesso geral da

Impulsionando Equipes: Estratégias de Incentivo que Transformam Resultados

Se você busca não apenas atingir metas, mas superá-las com uma equipe motivada e engajada, é hora de ir além dos métodos convencionais. Descubra como as estratégias de incentivo, sejam elas financeiras ou não, podem ser poderosos catalisadores para elevar não apenas a produtividade, mas também o moral e a coesão da equipe. 1. Incentivos

Gostou? Inscreva-se para receber mais conteúdos como esses gratuitamente

    pt_BR